Revista O Empreiteiro elege os destaques em obras de infraestrutura

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Empreendimentos foram avaliados pelo impacto social e econômico, além do conteúdo técnico, em execução em diversas regiões do País
Energia

Usina Hidrelétrica de Belo Monte e as obras de suporte inerentes

Mobilidade urbana
Transoeste, Transcarioca (concluídas), Transolímpica e Transbrasil (obras em andamento), do sistema Bus Rapid Transit (BRTs), que aceleram o processo de melhoria do transporte público de massa no RJ

Operadoras de infraestrutura
Arteris (rodovias), GRU Airport (Aeroporto de Guarulhos), Eletrosul (energia) e ViaQuatro (Linha 4 do Metrô paulistano)

Concessão rodoviária I
Consórcio Planalto, operador da BR-050/MG-GO, representando o ingresso de empresas construtoras médias nesse segmento

Concessão rodoviária II
As soluções de engenharia na duplicação da BR-116, no trecho da Serra do Cafezal (SP)

Ponte estaiada
Destaque para a treliça lançadora de aduelas da empresa portuguesa Berd utilizada na construção da Ponte de Laguna (SC)

Assistência técnica
Sotreq no apoio à frota de máquinas e equipamentos em operação nos canteiros da UHE Belo Monte

Tecnologia do futuro
Projeto Aquapolo (Grande São Paulo) para o reúso d´água e o exemplo colocado em prática na península de Cingapura,
no Sudeste Asiático

Engenheiros residentes
Os gerentes de obras do Consórcio Construtor Belo Monte (CCBL) e Consórcio Engenharia Proprietária Belo Monte (EPBM)

Engenharia consultiva
Consórcio Projetista IEP (Intertechne, Engevix e PCE) que otimizou o arranjo geral da UHE Belo Monte e implementou alterações para o canal de derivação e manejo dos igarapés

Vexame I – crise hídrica
Faltaram investimentos em obras que garantissem a normalidade do abastecimento de água na região metropolitana de São Paulo, apostando-se na perenidade do sistema Cantareira, já defasado e superado, 40 anos depois de inaugurado. Os responsáveis por essa situação merecem nota zero

Vexame II – Petrobras
A Petrobras, a maior empresa estatal do País, resultado de lutas do povo brasileiro desde os anos 1930, criada pelo governo Getúlio Vargas em 1953 (Lei 2004) e principal impulsionadora das atividades da engenharia do País em todas as suas modalidades, é conspurcada por denúncias de ilicitudes praticadas no Brasil e no exterior. Todos os responsáveis por esse vexame internacional merecem nota zero.

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E a punição da Justiça

Fonte: Revista O Empreiteiro


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