Distrito empresarial de ribeirão preto (SP) atrai 67 empresas e indústrias

Compartilhe esse conteúdo

Posicionada entre os 30 municípios mais ricos do País (26o PIB nacional, em 2005, com R$ 10 bilhões, segundo o IBGE), a prefeitura de Ribeirão Preto está acelerando o projeto de distrito empresarial, por considerá-lo um importante incremento para a política de geração de emprego e renda.

São 67 empresas que já adquiriram lotes para a instalação de unidades produtivas no local, com atividades dirigidas para setores como química, metalurgia, biotecnologia, equipamentos odontológicos, gráfica, transporte e indústria de móveis, entre outras.

A prefeitura entregou a infra-estrutura completa das duas primeiras etapas, em setembro de 2006 e, de acordo com os contratos assinados, até o final de 2008, mais de 80% das empresas participantes já deverão estar funcionando.

Localizado próximo às rodovias Anhangüera (SP 330) e Alexandre Balbo (SP 328), no Anel Viário Contorno Norte, o distrito totalizou, nas duas primeiras etapas, 880 mil m2 de área. O sucesso do empreendimento, segundo a prefeitura, apressou o lançamento da terceira etapa, que deverá agregar à área inicial cerca de 600 mil m2. Essa etapa aguarda, entretanto, a regularização fundiária e o licenciamento ambiental.

A instalação dessas empresas em Ribeirão Preto levou em conta não somente a construção de um distrito apropriado, mas, também, segundo representantes das empresas, os incentivos oferecidos pela prefeitura, a receptividade da administração e o programa municipal de geração de emprego.

A característica fundamental do distrito é a de não ser apenas mais um loteamento industrial, mas um empreendimento integrado, com benefícios para todas as empresas, tais como segurança, transportes, saneamento básico, telecomunicações e outros, o que busca reduz o custo operacional para as empresas.

Tratamento de esgoto

Ribeirão Preto mantém cinco frentes de trabalho responsáveis pelas obras adicionais que vão dotar a cidade de 100% de tratamento de esgoto, até o final deste ano. Os serviços começaram em agosto de 2007 e prevêem a instalação de 44 km de interceptores. O primeiro resultado prático das frentes de trabalho que instalam os interceptores para o afastamento dos esgotos sanitários foi que, em março último, a cidade já passou a ter 80% de tratamento sanitário.

Atualmente, a cidade tem em operação as ETEs Caiçara e Ribeirão Preto. A primeira tem capacidade para processar 14% do total de dejetos municipais, enquanto que a segunda, bem maior, cuida do restante (86%). O projeto para a instalação dos interceptores de captação de esgoto prevê, inclusive, as áreas de expansão urbana indicadas no Plano Diretor.

O sistema de tratamento de esgoto adotado em Ribeirão Preto é anaeróbico, permitindo a retenção de 98% dos resíduos sólidos existentes na água. São três as fases de tratamento: separação dos materiais sólidos, areia e gordura, digestão da matéria orgânica num reator biológico e, por fim, decantação secundária.

Recapeamento

A prefeitura de Ribeirão Preto recuperou nos últimos dois anos, incluindo recapeamento e regularização, mais de 38 km de ruas e avenidas. Foram investidos cerca de R$ 4,5 milhões nessa recuperação, priorizando corredores comerciais, ruas e avenidas por onde transitam ônibus urbanos, além de trechos de muito movimento, que apresentavam asfalto muito deteriorado.

Além do recapeamento, a Secretaria Municipal de Infra-estrutura mantém equipes de regularização asfáltica por toda a cidade, também priorizando os chamados “pontos críticos”. A operação tapa-buracos também é acionada para ações emergenciais, especialmente no período das chuvas, quando o asfalto sofre mais.

Educação

Ao reformar e ampliar cerca de 50 escolas municipais, além de construir novas unidades, a Ribeirão Preto não só melhorou as condições funcionais para alunos e professores, como ainda criou cerca de 2.700 novas vagas, especialmente na área de educação infantil. Está prevista ainda a construção de seis Centros de Educação Infantil e duas Escolas de Educação Infantil (CEI), que ampliarão em 2.200 o número de vagas existente.

Fonte: Estadão


Compartilhe esse conteúdo

0 thoughts on “Distrito empresarial de ribeirão preto (SP) atrai 67 empresas e indústrias

  1. Tenho acompanhado o trabalho do prefeito de Ribeirão Preto pois a cidade está crescendo em todos os sentidos. O trabalho da que tem feito na cidade tem melhorado a vida de todos. Creio que fara muito pois está trabalhando a minoria reclamam pois não conhece a cidade que mora e as dividas que prefeitos corruptos como alguns que form preciso fizeram . Moro no complexo Ribeirão Verde , aqui cresceu muito que precisará além da estrada Antônia Mugnatto Marincek que está finalizando a duplicação mais 2 alternativa de saída. Pois estão fazendo mais condomínio mais casas que vai aumentar o congestionamento de carros nesta estrada. Precisamos aqui de algo que tirei o jovens das ruas campos de futebol onde as crianças possam jogar futebol e fazer outras atividades, precisamos também de academias ao ar livre pois muito gente querendo fazer atividades e não temos. Fica a dica para os jogadores de futebol que queiram investir , tem muito espaço neste bairro para fazerem centro esportivo que poderam tiram muitos jovens da criminalidade e da saírem grandes atletas que serem exemplos para as crianças e sua família.

Deixe um comentário