A PaviaBrasil – Pavimentação e Vias atua nas obras de recuperação de cerca de 192 km da BR-116/BA, executando drenos longitudinais profundos, reparos localizados e reparos profundos em pistas. A empresa também responde pela reciclagem com adição de base, mistura usinada aberta a quente (MAAQ), em acostamentos, e pela fresagem, concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) e pré-misturado a quente (PMQ), em pista. A empresa informa que 85% das obras já foram concluídos e o contrato tem o valor de R$ 25 milhões.
Por se tratar de rodovia com tráfego intenso de caminhões e carretas, a obra exigiu esforço conjunto entre os setores de planejamento e engenharia, visando obter maior produtividade e rapidez, em especial pela impossibilidade de se intervir na pista e no acostamento em dias e horários de alto fluxo, além da condição de serem respeitadas as distâncias mínimas para o sistema pare/siga.
De acordo com a PaviaBrasil, a execução de drenos do tipo Macdrain (geocomposto para drenagem) foi feita com uso de valetadeira e com reciclagem do material de acostamentos, com adição de material britado.
Fonte: Padrão