Espanhola trabalha na duplicação da Serra do Cafezal

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A espanhola Ferrovial Agroman, com mais de 80 anos de experiência e presente em 25 países, é reconhecida no mundo pelo envolvimento em grandes projetos de infraestrutura de transporte. A companhia é uma divisão da Ferrovial, uma das principais operadoras globais de rodovias e aeroportos.

No Brasil, a Ferrovial Agroman participa da obra de duplicação da Serra do Cafezal (SP), na Rodovia Régis Bittencourt, administrada pela espanhola Arteris. Em consórcio com a brasileira Toniolo, Busnello, elas estão encarregadas da construção dos lotes 6 e 7 do projeto de ampliação da via.

No lote 6, o trabalho compreende a execução de um túnel, de 746,54 m de extensão e seção média de 140 m². Pelas condições geológicas, calcula-se que as escavações atingirão 20% em solo e 80% em rocha de diferentes qualidades. A cobertura do túnel é composta de cimento projetado com fibras de prolipropileno, e o pavimento é de concreto.

No lote 7, envolvendo intervenção entre os km 357,7 (exatamente após o emboque do túnel do lote 6) e km 361,6, compreende a execução de viário, drenagem, dois túneis e cinco estruturas.

O túnel 1 do lote 7 possui 351,15 m de extensão e seção média de 140 m². As condições do terreno são quase semelhantes às do túnel a ser escavado no lote 6, assim como o acabamento. Já o túnel 2 tem 226,90 m de extensão, com as escavações ocorrendo 60% em solo e 40% em rochas de diferentes qualidades.

O lote 7 prevê ainda a construção de viaduto de 845,30 m, com 13,10 m de largura e 14 vãos. O método construtivo, devido à grande dificuldade de acesso ao local, é de balanços sucessivos.

Em outro viaduto, de 185,64 m e sete vãos, o método construtivo é de vigas em T concretadas in situ com lajes do tabuleiro pré-fabricadas. Mais dois viadutos dentro do lote 7 (83,05 m e 80,78 m de extensão) estão no projeto e a metodologia de construção é também de vigas em T concretadas in situ com lajes do tabuleiro pré-fabricadas. O último viaduto, em balanços sucessivos, tem 408,86 m de extensão e oito vãos.

A Ferrovial Agroman aposta na inovação como elemento-chave de desenvolvimento da atividades, permitindo êxito em projetos como a duplicação da Serra do Cafezal. 

Fonte: Redação OE


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