Para impulsionar o desenvolvimento regional no centro-oeste paulista, facilitar o escoamento da produção industrial e agrícola e proporcionar mais segurança e fluidez ao trânsito a convite da ENTREVIAS A TRANENGE CONSTRUÇÕES está executando, entre os Municípios de Pongaí e Novo Horizonte, a duplicação da maior Ponte do estado de São Paulo, PONTE ENG. GILBERTO PAIM PAMPLONA.
Para garantirmos o êxito na execução deste contrato, por tratar-se de uma obra de grande porte, nossa estratégia começou com uma análise minuciosa do projeto apresentado, do local de implantação, dos recursos disponíveis na região, das áreas de apoio, dos acessos para cargas pesadas, entre outros aspectos fundamentais.
Com estudo de uma engenharia de valores, idealizamos um projeto alternativo, com uma solução industrializada em parceria com o escritório de projetos ENESCIL. Dispondo de uma equipe técnica preparada, a TRANENGE vem executando seu cronograma conforme o planejamento inicial.
Após a definição dos projetos e o pré-dimensionamento das peças pré-moldadas, foi elaborado o layout de produção e de implantação do canteiro de obras. A pista de produção das vigas e pré-lajes foi minuciosamente detalhada para atender ao cronograma e ao avanço físico da obra, contemplando: uma pista longitudinal paralela à rodovia, equipada com dois bancos de reação e comprimento suficiente para a produção de duas vigas a cada dois dias, o equivalente a seis vigas por semana. Além disso, o layout conta com uma pista de estocagem, dimensionada para manter um pulmão de até doze vigas.
Para as atividades de movimentação de formas, armação, concretagem e desforma, foram instalados dois pórticos de 40 toneladas. Também foi implantada uma pista exclusiva para fabricação e estocagem de pré-lajes, dimensionada para atender à demanda de montagem e à concretagem sequencial das lajes, com dois pórticos de 10 toneladas destinados ao seu manuseio.
O canteiro conta ainda com a instalação de duas usinas móveis de concreto, sendo uma vertical e outra horizontal, com capacidade de produção de 10 m³/h, garantindo o fornecimento eficiente do concreto.
A PONTE ENG. GILBERTO PAIM PAMPLONA, possui 2.414 metros de extensão, mais de 30 mil m³ de concreto, 123 estacas escavadas, 208 vigas pré moldadas com até 74 toneladas, 54 vigas travessas, 27.860 m² de tabuleiro e aproximadamente 12 mil pré lajes de concreto pré moldado.
Para a execução do projeto, foram determinados dois processos construtivos distintos e essenciais para garantir a qualidade e execução das obras dentro do prazo. O projeto conta com 3 vãos (Central e adjacentes) em balanço sucessivo, sendo seu vão central de 125,4 metros e os adjacentes com 84,5 metros e 52 vãos com vigas pré moldadas lançadas pelo sistema de treliça lançadeira, modelo BL50. A operação de montagem com essa solução de içamento automatizado proporciona economia, produtividade e segurança em obras com grandes vãos e restrições logísticas.
Além da duplicação da ponte, o contrato contempla um conjunto de nove Obras de Arte Especiais (OAE’s), sendo sete viadutos e duas pontes de pequeno porte, que totalizam 4.900 m² de área construída. Trata-se de intervenções essenciais para garantir maior fluidez ao tráfego no trecho em duplicação.
Para a execução dessas obras, a TRANENGE contou com importantes parceiros e fornecedores: Enescil (projetos alternativos), Big Concretos (fornecimento de concreto), Arcelor-Mittal (aço CA-50), AWA (aço CP), empresas especializadas em estaqueamento (Qualifund, Rio Mar, entre outras), Ulma (cimbramentos e formas), IPS Engenharia (plano de rigging), Donato Transportes e Mongel (carretas), Betel (guindastes), Construgomes (treliças e carros de avanço), além de outros parceiros que, juntos, contribuem para o fortalecimento da infraestrutura rodoviária do País.
Este contrato é de extrema relevância para o ciclo de desenvolvimento da empresa, em razão de sua magnitude, que totaliza 32.966 m² de área construída. Ele reafirma a confiança de nosso cliente na TRANENGE, bem como a competência e a expertise de nossa equipe técnica, consolidadas ao longo de 30 anos de trajetória.





