Duplicação Rodovia Tamoios: Engenharia de Ponta e Inovação na Serra do Mar
A obra de duplicação do trecho de serra da Rodovia Tamoios (SP), no Litoral Norte de São Paulo, representa um marco na engenharia brasileira. Os desafios técnicos e ambientais do projeto foram detalhados por Robinson Ávila, gerente de Engenharia da Concessionária Tamoios, durante o Fórum Infra 2021.
O projeto é impressionante em escala, contando com:
- Quatro túneis que somam 12.854 metros de extensão.
- 11 Obras de Arte Especiais (OAEs), totalizando 2.577 metros.
- A maior contenção rodoviária do país, com uma área de cortina atirantada que se estende por 6 mil m².
Tecnologia NATM e Otimização com Sandvik
O método de escavação dos túneis na Rodovia Tamoios é o NATM (New Austrian Tunnelling Method), que utiliza desmonte com explosivos. A perfuração é realizada pelos equipamentos Jumbo DT11 da Sandvik.
Segundo o engenheiro Robinson Ávila, a aplicação da solução TCAD nos jumbos resultou em uma melhoria significativa na precisão da perfuração. Isso reduziu a quantidade de sobre e sob escavação (under e overbreaks), diminuindo o desperdício de materiais em todas as fases: perfuração, limpeza e tratamento dos túneis.
Em parceria com a Sandvik, a Concessionária Tamoios investiu em treinamentos especializados para a equipe de operação, manutenção e controle, visando otimizar todo o ciclo de atividades de desmonte.
Soluções Ambientais e Logísticas
Para vencer os desafios impostos pela Serra do Mar e mitigar o impacto ambiental em áreas de proteção, uma solução logística inovadora foi adotada:
- Foi instalado um cable crane para o transporte de cargas e pessoas.
- O cable crane evita a abertura de acessos em área de proteção ambiental, facilitando trabalhos em trechos íngremes do vale.
- A estrutura possui capacidade de carga de 20 toneladas e abrange uma distância de 394 metros entre suas torres.
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O projeto de duplicação da Rodovia Tamoios une soluções de alta engenharia com sustentabilidade e gestão eficiente de recursos, sendo um modelo para futuras obras de infraestrutura em regiões de serra no Brasil.







Sugiro verificarem os números apresentados na reportagem.
Observem que não faz o menor sentido a indicação da totalização das obras em “”2.577 m de extensão””…. se um dos túneis (Chamado Túnel3+4) tem mais de 5.500 m de extensão.
Da mesma forma, o conjunto de 4 túneis totalizando “””12.854 km”””? Essa distância equivale a dirigir de são paulo até Houston, Texas/EUA. Se o perímetro da terra é 50mil km, estaríamos fazendo túneis para dar um quarto de volta na terra? É isso mesmo? Abs
Obrigada pelo feedback, Marcelo. Realmente saiu um erro na dimensão. O correto é 12.854 m.