O Governo de São Paulo estabeleceu uma Parceria Público-Privada (PPP) histórica, delegando à concessionária Rodovia dos Tamoios S/A a operação, conservação e, principalmente, a execução das complexas obras de duplicação do trecho de serra da via, entre os km 60,4 e km 82.
A Nova Tamoios engloba uma malha concedida de 199 km, incluindo acessos e os Contornos de Caraguatatuba e São Sebastião, atualmente em obras.
O Contrato: Investimento Bilionário e Prazo Longo
A concessionária é liderada pela construtora Queiroz Galvão, que venceu a licitação e administrará a Nova Tamoios por um período de 30 anos. O contrato totaliza R$ 3 bilhões, sendo que a contribuição do governo paulista soma R$ 2,185 bilhões, valor destinado diretamente à duplicação do trecho de serra e dividido ao longo de cinco anos.
A transferência da operação e conservação para a concessionária está prevista para março, com o início das obras na serra condicionado à obtenção da licença de instalação, o que deve ocorrer em meados do ano.
Desafio da Engenharia: A Duplicação do Trecho de Serra
A obra de duplicação da Serra do Mar é o maior desafio do projeto. Devido à geografia acidentada — com um desnível de cerca de 800 m, solo inconstante e a obrigatoriedade de conservação da Mata Atlântica nativa — a engenharia adotada é altamente especializada.
A estratégia construtiva prioriza a transposição por obras de arte, minimizando o impacto ambiental.
- Túneis: 12,6 km de extensão
- Viadutos: 2,5 km de extensão
Essa abordagem, que reduz a remoção vegetal e as interferências no ambiente (como aterros e taludes), já coloca a obra em comparação com a complexidade da duplicação da Rodovia dos Imigrantes (SP-160). A previsão é que a duplicação do trecho de serra da Tamoios leve até cinco anos para ser concluída.
Estrutura de Pedágio e Início da Cobrança
Com a implementação da PPP, a Nova Tamoios contará com três praças de pedágio:
- Planalto (km 15,7): R$ 2,80
- Pré-Serra (km 56,5): R$ 4,90
- Contorno de Caraguatatuba: R$ 1,90
A cobrança de pedágio, prevista para iniciar apenas em 2016, está condicionada à entrega de serviços e ao cumprimento de obras contratuais, como a execução de 6% das obras de duplicação na serra.




