Guilherme Azevedo
As duas primeiras etapas da Nova Tamoios são iniciativa exclusiva do governo estadual paulista, com projeto e gestão da Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa). Para a duplicação no trecho de serra, foi lançado edital de parceria público-privada, vencido pelo consórcio liderado pela construtora Queiroz Galvão.
O objetivo geral da Nova Tamoios é melhorar o fluxo de veículos entre o Vale do Paraíba, desde São José dos Campos (SP), onde tem início a Rodovia dos Tamoios, e o Litoral Norte paulista, incentivando o turismo e a economia locais e facilitando o acesso ao Porto de São Sebastião. Ali, por exemplo, a Petrobras mantém terminal privativo para transporte de derivados de petróleo, e o governo paulista tem planos de duplicar as instalações portuárias como um todo. Uma via rodoviária eficiente, portanto, é condição para o desenvolvimento e a geração de negócios. A Nova Tamoios Contornos cumprirá também função específica: a de separar o tráfego rodoviário, sobretudo o pesado (de caminhões), do tráfego urbano local, melhorando a mobilidade dos viajantes. Objeto do desejo de milhões de turistas no verão e em feriados, Caraguatatuba e São Sebastião tornaram-se destinos congestionados, com viagens que consomem muitas horas.
Obras divididas em quatro lotes
A Nova Tamoios Contornos será uma rodovia de pista simples, com extensão total de 33,9 km e custo global estimado pela Dersa em R$ 1,99 bilhão. As obras foram divididas em quatro lotes: os 1 e 2 (com 6,2 km e 18,4 km de extensão, respectivamente) estão sendo executados pela Serveng/Civilsan e os 3 e 4 (com 5 km e 4,3 km), pela Queiroz Galvão. A construção nos lotes 1 e 2 teve início em outubro de 2013 e deve terminar em janeiro do ano que vem. A execução dos lotes 3 e 4 começou em junho do ano passado e deve ser concluída em junho de 2017. O projeto prevê a construção de cinco túneis com pista dupla (totalizando dez túneis) e 39 obras de arte especiais (pontes e viadutos).
Dois túneis (T 101 e T 102) se localizam no lote 1; dois se situam no lote 3 (T 301 e T 302/401); e dois (T 402 e T 302/401, este último como continuação do túnel do lote anterior), no lote 4. Os mais extensos são o T 301 e o T 302/401, com 2.266 m e 2.465 m, respectivamente. Entre as obras de arte especiais do projeto, sobressaem duas pontes: a OAE 103, sobre o rio Guaxinduba e a estrada do Cantagalo, com 556,4 m de comprimento, e a OAE 213, que transpõe o rio Claro e tem 520 m de extensão, ambas em Caraguatatuba. O projeto prevê também a execução de um elevado, de 1.092 m, em São Sebastião.
As frentes de trabalho concentram-se agora na execução dos seguintes serviços: 1) terraplenagem (com limpeza e corte e aterro do terreno); 2) drenagem (com instalação de bueiros e passagem de fauna); 3) fundação de obras de arte especiais (com estacas pré-moldadas, estacas-raiz e tubulões); 4) emboque de túnel e instalação de elementos estruturais para dar sustentação e segurança na hora de escavar (enfilagem no contorno do teto; e pregagem na face frontal) e escavação propriamente dita. A terraplenagem e a pregagem dos emboques dos túneis 102 e 301 já foram concluídas. No pico geral dos trabalhos, os quatro lotes deverão empregar 3.100 funcionários, segundo a Dersa.
O traçado da rodovia margeia e muitas vezes atravessa áreas hoje ocupadas. Por isso, desapropriações e reassentamentos são necessários. A Dersa, com o apoio das prefeituras de Caraguatatuba e São Sebastião, é responsável pelo cadastramento e o encaminhamento das famílias. Quem tem título de propriedade do terreno/imóvel é desapropriado e ressarcido. Quem não tem como comprovar propriedade é assentado em outro sítio. O objetivo é manter as famílias no mesmo bairro onde vivem. O número estimado é de cerca de 600 famílias reassentadas e em torno de 300 imóveis desapropriados.
A Nova Tamoios Contornos
Lotes | Localização | Extensão (km) | Construtora |
1 | Caraguatatuba (SP). Da Rodovia dos Tamoios (SP-099) à SP-055, na praia de Martim de Sá | 6,2 | Serveng/Civilsan |
2 | Da Rodovia dos Tamoios (divisa entre Caraguatatuba e São Sebastião) até o bairro do Jaraguá, em São Sebastião (SP) | 18,4 | Serveng/Civilsan |
3 | São Sebastião. Da Costa Norte ao Morro do Abrigo | 5 | Queiroz Galvão |
4 | Do Morro do Abrigo ao Porto de São Sebastião | 4,3 | Queiroz Galvão |
Fonte: Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa)/Janeiro 2015.
Os túneis da Nova Tamoios Contornos
Túnel | Pista | Estaca | Estaca | Extensão |
T 101 Bairro Casa Branca/Cidade Jardim – Caraguatatuba | Esquerda | 1.039+3,490 | 1.052+6,332 | 263,00 |
Direita | 1.040+0,387 | 1.052+3,676 | 243,00 | |
T 102 Bairro Estrada da Serraria/Rio do Ouro – Caraguatatuba | Esquerda | 1.222+8,817 | 1.241+13,000 | 384,00 |
Direita | 1.222+0,098 | 1.242+6,700 | 407,00 | |
Extensão Total dos Túneis do Lote 1 (m) | 1.297,00 |
Túnel | Pista | Estaca | Estaca | Extensão |
T 301 Bairro Jaraguá/Morro do Abrigo – São Sebastião | Esquerda | 3.010+0,000 | 3.123+4,033 | 2.264,00 |
Direita | 3.009+15,309 | 3.123+1,498 | 2.266,00 | |
T 302 / 401 Bairro Morro do Abrigo / Olaria – São Sebastião | Esquerda | 3.194+18,048 | 3.244+10,081 | 992,00 |
Direita | 3.195+0,000 | 3.244+0,191 | 980,00 | |
Extensão Total dos Túneis do Lote 3 (m) | 6.502,00 |
Túnel | Pista | Estaca | Estaca | Extensão |
T 302 / 401 Bairro Morro do Abrigo / Olaria – São Sebastião | Esquerda | 4.000+0,000 | 4.123+4,722 | 2.465,00 |
Direita | 4.000+0,000 | 4.123+4,722 | 2.465,00 | |
T 402 Bairro Olaria/Topolândia – São Sebastião | Esquerda | 4.133+0,601 | 4.155+4,200 | 444,00 |
Direita | 4.140+10,897 | 4.154+3,400 | 273,00 | |
Extensão Total dos Túneis do Lote 4 (m) | 5.647,00 |
Fonte: Dersa/Janeiro 2015.
Principais OBRAS DE ARTE ESPECIAIS da Nova Tamoios Contornos
Lote 1
OAE | Descrição | Pista | Estaca | Estaca | Extensão |
103 Bairro Cantagalo – Caraguatatuba | Ponte rio Guaxinduba e estrada do Cantagalo | Principal | 1.113+1,850 | 1.140+18,132 | 556,40 |
106 Bairro Cidade Jardim – Caraguatatuba | Viaduto | Principal | 1.247+18,000 | 1.266+6,000 | 368,00 |
Lote 2
OAE | Descrição | Estaca | Estaca | Extensão |
208 Bairro Pontal Santa Marina – Caraguatatuba | Passagem superior – Trevo SP –093 (Serra) | 2.266 | – | 460,00 |
210 Bairro Morro do Algodão – Caraguatatuba | Viaduto interseção – Serviço Petrobras | 2.302+2,276 | 2.326+8,990 | 486,70 |
211 Bairro Pontal Santa Marina – Caraguatatuba | Ponte rio Camburu | 2.370+11,757 | 2.393+16,181 | 465,00 |
213 Bairro Morro do Algodão – Caraguatatuba | Ponte rio Claro | 2.460+18,595 | 2.486+17,665 | 520,00 |
222 Bairro Jaraguá – São Sebastião | Viaduto – Enseada | 2.857+5,000 | 2.880+5,000 | 396,00 |
Lote 4
OAE | Pista | Estaca | Estaca | Extensão |
403 (Viaduto elevado). Bairro Topolândia – São Sebastião | Dir. | 4.160+7,786 | 4.215+0,279 | 1.092,00 |
Fonte: Dersa/Janeiro 2015
Fonte: Revista O Empreiteiro