O Consórcio Etanol, composto pelas empresas Camargo Correa Infraestrutura (60%) e Construtora Norberto Odebrecht (40%), em contrato na modalidade de aliança com a Logum Logística, concluiu com sucesso e no prazo a primeira etapa do Projeto SEDA – Sistema Logístico de Transporte de Etanol, composta por um terminal terrestre em Ribeirão Preto (SP), com capacidade de armazenamento de 50 milhões de l de etanol e uma linha de dutos entre as cidades de Ribeirão Preto e Paulínia (SP), com uma tubulação de diâmetro de 24 polegadas e uma extensão de 207 km, cruzando 13 municípios. Este empreendimento alcançou no pico 2.500 operários.
Trata-se do primeiro sistema de logística de etanol no Brasil, envolvendo as modalidades modais dutoviárias, cabotagem e rodoviária. A extensão total dos dutos é de aproximadamente 1.100 km com capacidade de movimentação de 21 bilhões de l.
A segunda etapa do projeto, entre Uberaba (MG) e Ribeirão Preto, com extensão de 135 km e tubulação com diâmetro de 20 polegadas, iniciou sua construção em Junho e a conclusão está prevista para outubro de 2014.
Fonte: Revista O Empreiteiro