Com potencial para tirar mais de 100 mil caminhões das estradas, o sistema dutoviário da Logum entrou completamente em operação com a inauguração, nesta sexta-feira, (14/7), de mais um trecho de dutos para transporte de etanol anidro e hidratado. Para essa fase do projeto, entregue em três etapas, o investimento foi de R$ 1,2 bilhão. No total, os desembolsos da companhia para a construção do sistema foram de cerca de R$ 3 bilhões.
Os 128 km de dutos no Estado de São Paulo que compõem esta fase estão distribuídos entre as cidades de Guararema e Guarulhos, com 63 km de extensão, um trecho até São Caetano do Sul, que tem 29 km e agora mais 36 km do município de Guararema até São José dos Campos, interior paulista.
“Passadas algumas mudanças tributárias que tumultuaram o mercado de etanol até o primeiro semestre, e com uma safra canavieira favorável em 2023/24 no país, a expectativa da indústria é que a demanda pelo biocombustível avance na segunda metade do ano e que empresa consiga ampliar em pelo menos 50% a movimentação do combustível por etanolduto em relação ao ano passado”, disse Leandro Almeida, diretor-presidente da Logum.