Os processos de contratação para uma obra seguem uma sistemática “padrão”. O Cliente contrata uma projetista, que desenvolve o projeto em nível básico sob um ponto de vista puramente técnico. De posse do projeto, vai ao mercado através de um BID de preços para selecionar a construtora com a proposta mais econômica para executá-lo. O curto prazo para orçamentação não permite, neste momento, qualquer otimização de engenharia. Tampouco há incentivos econômicos para que a projetista trabalhe em soluções de redução de custo do projeto. O resultado é um projeto geralmente não otimizado, técnica ou economicamente.
A FIDENS participou, recentemente, de um modelo de contratação promovido pela VALE S.A., por meio da Diretoria de Projetos Sul/Sudeste, baseado no conceito do Early Involvement.
Este conceito traz consigo a contratação da construtora não ao final do processo quando já há um projeto básico pronto e definido, mas sim na fase de Engenharia Conceitual, para desenvolvimento de uma solução de engenharia alternativa em paralelo à engenharia do cliente.
A construtora, com sua visão de execução e custos detalhada, traz para os estudos de engenharia diversas análises e trade-offs de soluções técnicas visando redução de custos, desenvolvendo a construtibilidade do ativo junto com a engenharia. E o incentivo da construtora para otimização da solução é claro e natural: uma solução economicamente mais eficiente traz maior competitividade no projeto concorrencial. O resultado é um projeto que nasce em BIM 4D, planejado e com construtibilidade 100% desenvolvida, otimizado não só tecnicamente, mas também economicamente, antecipando inclusive os prazos para entrega do ativo ao Cliente.
E foi nesse contexto que FIDENS e VALE desenvolveram, juntos, a solução de engenharia para a construção de uma estrada para passagem de caminhões autônomos que ligará a cava da mina de Brucutu até a PDER Tamanduá. Com a participação ativa desde a concepção e em parceria com a DF+, a FIDENS estudou diversas soluções técnicas, trazendo uma solução de engenharia otimizada e alcançando grandes resultados: redução no prazo de execução e entrega do ativo em mais de 12 meses; e redução do custo do CAPEX em mais de 30%.
A FIDENS acredita que o Early Involvement une os interesses da Construtora e do Cliente em um só, trazendo soluções customizadas e eficientes para os projetos de capital que se mostram cada dia mais desafiadores.





