O edifício A3000 – Cabral Corporate & Offices, construído pela construtora Andrade Ribeiro, tornou-se referência de sustentabilidade ao receber a certificação Leed Platinum, a maior classificação existente para o selo verde.
A fachada envidraçada é um dos destaques. A consultoria Petinelli realizou diversos estudos para determinar as melhores soluções em eficiência energética para a fachada, escolhendo vidro de proteção solar Cool Lite KNT, fabricado pela Cebrace, com 7.808,00 m², colaborando para uma economia de 38% no consumo de energia.
Localizado em Curitiba (PR), o AR3000 é um edifício de 25 pavimentos, com cerca de 33.450 m² de área construída. Um prédio padrão da região Sul do Brasil, a necessidade de ar-condicionado gira em torno de uma máquina de 12.000BTU/hr para cada 20 m². No AR3000, devido ao desempenho da fachada, a necessidade será uma máquina para cada 38 m².
O resultado foi alcançado por que os vidros de proteção solar utilizados permitem a entrada de luz no ambiente, ao mesmo tempo bloqueando76% docalor e quase 100% dos raios UV. Além disso, os vidros foram utilizados na versão insulada, que são lâminas duplas intercaladas por uma cavidade preenchida com ar ou gás, com o objetivo de obter melhor desempenho termoacústico.
Outras soluções foram adotadas para a redução do consumo de energia em toda a estrutura externa e internado AR 3000, como uso de brises, drywall com isolamento térmico, materiais recicláveis, a correta separação de resíduos e a redução total de 53% no consumo de água, obtida por meio de um uso mais eficiente, bem como tratamento e reuso de águas servidas.
Fonte: Redação OE