A W.Torre Engenharia e Construção optou por um sistema misto de estrutura metálica e concreto na construção do Centro Empresarial Senado, no centro histórico do Rio de Janeiro, de propriedade da BR Properties. O empreendimento se estende por uma área de 18 mil m², com 187 mil m² de área construída. A estrutura mista escolhida se deveu a restrições de logística, como falta de espaço de armazenamento no terreno, e à velocidade necessária para a execução do projeto, com data para entrega em outubro deste ano. Com o emprego da estrutura metálica, a empresa estima que houve uma redução de pelo menos 40% do volume de concreto exigido, isto é, de 80 mil m³ para 52 mil m³. A estrutura metálica da obra totalizou 7,4 mil t.
No Centro Empresarial Senado, foram empregados especificamente pilares metálicos incorporados ao concreto, para proporcionar rapidez na montagem da estrutura. O vigamento também se compôs de peças mistas. Para estabilização, foram utilizados núcleos de concreto, também com pilares metálicos incorporados. O steel deck serviu como forma e armação para as lajes do edifício, num total de 187 mil m². Nos subsolos, a laje também foi o elemento de distribuição dos esforços horizontais devidos ao empuxo do solo, funcionando como um grande diafragma.
Com padrão triple A, o empreendimento é um complexo para escritórios de alto padrão, com dois edifícios de quatro blocos, localizado num ponto histórico e estratégico do Rio de Janeiro: o quadrilátero formado pela avenida Henrique Valadares, a rua dos Inválidos, a rua do Senado e a travessa Dídimo.
Terá estacionamento com 1,7 mil vagas, distribuídas em cinco subsolos. Seu primeiro inquilino já está definido: a Petrobras, que concentrará ali operações hoje dispersas, por um período inicial de 18 anos.
Fonte: Padrão