A Embraer publicou suas perspectivas para a demanda de aeronaves comerciais com capacidade de 30 a 120 assentos para o período 2011-2030. O relatório, divulgado durante conferência de imprensa no Paris Air Show, é elaborado anualmente pela Embraer e analisa as tendências da indústria, identificando a demanda global de novas aeronaves por região nos próximos 20 anos.
Enquanto a indústria continua se recuperando da crise financeira de 2008, algumas regiões estão liderando a retomada do crescimento e devem emergir como grandes forças econômicas. A desaceleração foi forte, mas a recuperação está sendo mais rápida do que o esperado. As previsões da Embraer refletem esta melhora, pois a demanda mundial de transporte aéreo, medida em passageiro-quilômetro transportado (RPK), crescerá a uma taxa média anual de 5,2% até 2030, quando o volume de tráfego atingirá 13 trilhões de RPK.
Nos próximos 20 anos, o mercado chinês registrará o maior crescimento, com uma taxa anual média de 7,5%, seguido pela América Latina (7,2%), Oriente Médio (6,9%), Ásia Pacífico (6,1%), CEI – Comunidade dos Estados Independentes (5,9%) e África (5,4%). Em regiões com economias mais desenvolvidas, como América do Norte e Europa, a demanda será menor (3,5% e 4,4%, respectivamente), devido à maturidade destes mercados e a uma recuperação econômica mais lenta.
A Embraer prevê demanda mundial de 7.225 novas entregas de jatos no segmento com capacidade de 30 a 120 assentos para os próximos 20 anos. Estima-se que o valor de mercado equivalente seja de USD 320 bilhões. Deste total, 3.125 jatos deverão ser entregues entre 2011 e 2020 e outros 4.100 entre 2021 e 2030, conforme detalhado abaixo.
Previsão de entrega de jatos comerciais por segmento nos próximos 20 anos
SEGMENTO (ASSENTOS) | 2011-2020 | 2021-2030 | 2011-2030 |
30-60 | 15 | 415 | 430 |
61-90 | 1.265 | 1.405 | 2.670 |
91-120 | 1.845 | 2.280 | 4.125 |
30-120 | 3.125 | 4.100 | 7.225 |
O segmento de aviões de 50 assentos está sendo pressionado pelos preços do combustível e pelas tarifas aéreas reduzidas. No entanto, estas aeronaves ainda são essenciais para a alimentação dos principais aeroportos nos Estados Unidos e auxiliarão progressivamente o desenvolvimento da aviação regional em locais como CEI, África e América Latina. O segmento de 61 a 120 assentos tem oferecido flexibilidade e melhoria de eficiência às empresas aéreas, por meio do ajuste da oferta de assentos de jatos maiores, substituição de aviões mais antigos, desenvolvimento de novos mercados e crescimento da oferta de assentos nos mercados de jatos regionais.
REGIÃO | TOTAL DE ENTREGAS | PARTICIPAÇÃO |
América do Norte | 2.350 | 33% |
Europa | 1.675 | 23% |
China | 975 | 13% |
América Latina | 670 | 9% |
Ásia Pacífico | 615 | 9% |
Rússia & CEI | 435 | 6% |
Oriente Médio | 310 | 4% |
África | 195 | 3% |
Total (2011-2030) | 7.225 | 100% |
A frota mundial de jatos com capacidade de 30 a 120 assentos aumentará de 4.225 aviões em 2010 para 8.060 em 2030. Durante este período, 53% das novas entregas (3.835 jatos) serão introduzidas para sustentar o crescimento do mercado, enquanto 47% (3.390 jatos) substituirão aviões mais antigos. Em 2030, 835 jatos da frota atual (20%) ainda estarão operando.
O relatório completo (Perspectivas do Mercado Embraer 2011-2030) está disponível emwww.EmbraerCommercialJets.com.
Fonte: Estadão