Embrapii cria unidade com Poli-USP para desenvolver construção civil ecoeficiente

Compartilhe esse conteúdo

Foi anunciada a criação da primeira unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) dedicada ao setor da construção civil. A Unidade Embrapii Poli-USP – Materiais para Construção Ecoeficiente, em parceria com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), busca desenvolver soluções que reduzam o impacto ambiental na produção de concreto e materiais cimentícios, especialmente quanto à emissão de gases de efeito estufa.

Coordenada pelo professor Vanderley John, do Laboratório de Microestrutura e Ecoeficiência de Materiais (LME) da Poli-USP, a unidade é a primeira da rede Embrapii a atuar diretamente no setor da construção civil com foco em sustentabilidade.

Em parceria com a Fundação para o Desenvolvimento da Tecnologia (FDTE), a unidade contará com cerca de R$ 30 milhões para projetos de inovação, a serem investidos nos próximos seis anos.

Como funcionam os projetos da Embrapii Poli-USP

Cada projeto aprovado pela Embrapii Poli-USP terá custos compartilhados entre a Embrapii, a Poli-USP e a empresa interessada. A média de divisão dos investimentos prevê:

Leia mais: Comissão de Minas e Energia aprova projeto que incentiva produção de biocombustível

  • 30% financiados pela Embrapii;
  • Infraestrutura e recursos humanos oferecidos pela Poli-USP;
  • Contrapartida financeira da empresa parceira.

Leia mais: Concessionária Tamoios abre vaga para assistente de recursos humanos

O processo de contratação é rápido, desburocratizado e flexível, facilitando o avanço das pesquisas em construção civil ecoeficiente.

Relevância e competitividade da Embrapii

De acordo com Jorge Almeida Guimarães, diretor-presidente da Embrapii, atualmente são 28 unidades em operação com 100 empresas parceiras, somando mais de R$ 100 milhões em contratos. A seleção das unidades Embrapii é altamente competitiva: a Poli-USP foi uma das dez escolhidas entre 110 concorrentes.

Segundo Guimarães, a Embrapii é uma entidade privada sem vínculo direto com ministérios, sendo gerida por empresários e muito bem recebida pelo setor produtivo.

Essa nova unidade representa um passo importante para promover a construção civil sustentável e ecoeficiente no Brasil, conectando universidade, empresas e inovação tecnológica.


Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário