A Secretaria da Infraestrutura do Ceará (Seinfra) dará início à construção da Estação Colégio Militar, no bairro Aldeota, como parte da Fase 1 da Linha Leste do Metrô de Fortaleza, um dos principais projetos de mobilidade urbana em execução na capital cearense.
A nova estação é a terceira das cinco previstas no trecho que ligará o Centro de Fortaleza ao Papicu, ampliando a capacidade do sistema metroviário e reduzindo o tempo de deslocamento entre áreas estratégicas da cidade. O empreendimento reforça a integração do transporte público de alta capacidade com outros modais urbanos.

Estação subterrânea terá três pavimentos
A Estação Colégio Militar será totalmente subterrânea, com três pavimentos operacionais:
- Bilheteria
- Mezanino
- Plataforma de embarque e desembarque
A solução técnica adotada segue padrões de engenharia metroviária, com foco em segurança, acessibilidade e eficiência operacional.
Interdições viárias e impactos no trânsito da Aldeota
Para viabilizar o início das obras, o trecho da Avenida Santos Dumont, entre as ruas Dona Leopoldina e Nogueira Acioli, será interditado a partir do próximo domingo (9). Parte da praça localizada em frente ao Colégio Militar também será fechada temporariamente.
A previsão da Seinfra é de que o trânsito seja liberado em até 12 meses, após a conclusão das principais etapas estruturais da estação.
Desvios de tráfego durante as obras
A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) definiu rotas alternativas para minimizar os impactos à mobilidade local.
Para quem trafega pela Av. Santos Dumont
- Direita na Rua Dona Leopoldina
- Esquerda na Rua Franklin Távora
- Esquerda na Rua Nogueira Acioli
- Direita na Av. Santos Dumont
Para quem segue pela Rua Dona Leopoldina (sentido Praia de Iracema)
- Direita na Rua Pinto Madeira
- Esquerda na Rua J. da Penha
- Direita na Rua Franklin Távora
- Esquerda na Rua Nogueira Acioli
- Esquerda na Rua Costa Barros, retornando à Dona Leopoldina
Também são recomendadas rotas alternativas pelas avenidas Dom Manuel, Antônio Sales, Heráclito Graça e pela Rua Pereira Filgueiras.
Alterações provisórias no sentido das vias
Para viabilizar os desvios, algumas vias terão mudanças temporárias de circulação:
- Rua Dona Leopoldina (entre Av. Santos Dumont e Franklin Távora): passa a operar no sentido praia/sertão
- Rua Franklin Távora (entre Dona Leopoldina e Nogueira Acioli): passa a operar no sentido Centro/Aldeota
- Rua Nogueira Acioli (entre Franklin Távora e Santos Dumont): passa a operar em sentido único (sertão/praia)
Linha Leste do Metrô: integração e capacidade de transporte
A Fase 1 da Linha Leste terá 7,3 km de extensão, sendo:
- 1 estação de superfície: Tirol
- 4 estações subterrâneas: Chico da Silva, Colégio Militar, Nunes Valente e Papicu
O sistema permitirá:
- Integração com a Linha Sul, no Centro
- Conexão com o VLT Parangaba–Mucuripe
- Integração com o terminal de ônibus do Papicu
Após concluída, a Linha Leste terá capacidade para transportar até 150 mil passageiros por dia, com tempo de viagem estimado em 15 minutos entre o Centro e o Papicu.
Avanço das obras e uso de tuneladoras
Atualmente, seguem em execução as contenções para escavações da Estação Chico da Silva, no Centro, a primeira subterrânea da Linha Leste. Paralelamente, estão sendo realizados os serviços preparatórios para o início da operação das tuneladoras (TBMs), responsáveis pela escavação dos túneis a partir do shaft (embocadura).
A fábrica de aduelas, que produzirá os anéis de concreto utilizados no revestimento estrutural dos túneis, encontra-se em fase final de montagem e testes, pronta para iniciar a produção em escala.
Leia tambem: Entra em fase final de montagem os submarinos do PROSUB




