TBMs vão abrir túneis na Linha Leste de Fortaleza (CE)

O consórcio FTS Linha Leste, formado pelas construtoras Ferreira Guedes e Sacyr Construcción, já iniciaram as obras da Linha Leste do Metrô de Fortaleza (Metrofor).

No centro da capital cearense, os serviços se dividem em várias frentes. Uma é a construção de estações e a outra a perfuração dos túneis.

As duas tuneladoras que serão utilizadas para escavar os túneis até o Papicu já estão com suas montagens bem adiantadas, dentro do shaft (emboque). Enquanto isso, a fábrica de aduelas entrará
em fase de testes, para começar a produzir as peças de concreto.

Os serviços também avançam nas contenções e escavações do trecho onde será construída a Estação Chico da Silva da Linha Leste, que será a primeira subterrânea da nova linha. Há 500 colaboradores hoje na obra.

O primeiro trecho da Linha Leste terá 7,3 km de extensão e irá ligar o Centro da capital cearense ao Papicu. Serão executadas uma estação de superfície (Tirol-Moura Brasil) e outras quatro
subterrâneas (Chico da Silva, Colégio Militar, Nunes Valente e Papicu).

A ideia é garantir a integração da Linha Leste com as Linha Sul e Oeste, no Centro, e com o VLT Parangaba-Mucuripe, além do terminal de ônibus municipal, no Papicu.

Com previsão de conclusão em quatro anos, a Linha Leste terá capacidade para transportar até 150 mil passageiros por dia e o tempo de viagem entre o Centro e o Papicu será de 15 minutos.
Paradas desde o fim de 2014, as obras foram retomadas esse ano.

Um comentário em “TBMs vão abrir túneis na Linha Leste de Fortaleza (CE)

  • 28 de agosto de 2019 em 07:39
    Permalink

    Espero que melhorem o serviço da linha Sul.
    A quantidade de usuários nesse modal é absurda. Gente demais inclusive em horários como 15 horas da tarde onde você vai em pé. A partir das 17 horas você tem que brigar para colocar seu pé no chão.
    Os trens demoram muito. 20 minutos em média. Já não estaria na hora de aumentar o funcionamento?

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *