Linha Leste – Seinfra inicia construção da Estação Colégio Militar

A Secretaria da Infraestrutura do Ceará (Seinfra) vai dar início à construção da Estação Colégio Militar, no bairro Aldeota. A obra faz parte da implantação da Linha Leste do Metrô de Fortaleza – Fase 1 , que vai ligar o Centro da capital ao Papicu. A estação Colégio Militar é a terceira das cinco estações previstas no percurso da linha, que conta ainda com as estações Tirol, Chico da Silva Leste, Nunes Valente e Papicu. O equipamento será subterrâneo e terá três pavimentos: bilheteria, mezanino e plataforma de embarque.

Para executar a obra, o trecho da avenida Santos Dumont, entre as ruas Dona Leopoldina e Nogueira Acioli, será interditado a partir do próximo domingo (9). Parte da praça que fica em frente ao colégio também será fechada. A previsão é que o trânsito no local seja liberado em 12 meses.

 

Desvios de tráfego

Os motoristas que forem trafegar no trecho, a partir do dia 9, devem ficar atentos aos seguintes desvios de tráfego:

– Para quem segue na Av. Santos Dumont deve dobrar à direita na Rua Dona Leopoldina, à esquerda na Rua Franklin Távora, à esquerda na Rua Nogueira Acioli e à direita na Av. Santos Dumont.

– Já para os veículos que trafegam na Rua Dona Leopoldina em direção à Praia de Iracema devem entrar à direita na Rua Pinto Madeira, à esquerda na Rua J. da Penha, à direita na Rua Franklin Távora, à esquerda na Rua Nogueira Acioli e à esquerda na Rua Costa Barros retornando para a Rua Dona Leopoldina.

Os motoristas também podem adotar como rota alternativa a Av. Dom Manuel no sentido Sul/Norte, entrando à direita na Rua Pinto Madeira, à esquerda na Rua João Cordeiro e à direita na Av. Santos Dumont. Além dos itinerários acima mencionados, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) sugere a utilização da Av. Antônio Sales, Av. Heráclito Graça e da Rua Pereira Filgueiras como opções de rotas alternativas no sentido Centro/Aldeota.

Alteração de Circulação

No intuito de viabilizar os desvios, as seguintes ruas terão alteração de circulação provisoriamente:

– Rua Dona Leopoldina (entre Av. Santos Dumont e Franklin Távora) terá sentido invertido, passando a operar no sentido praia/sertão.

– Rua Franklin Távora (entre a Dona Leopoldina e Nogueira Acioli) terá sentido de circulação invertido, passando a operar no sentido Centro/Aldeota.

– Rua Nogueira Acioli (entre a Rua Franklin Távora e Santos Dumont) passará a operar em sentido único de circulação (sertão/praia)

Mais informações da Linha Leste

A Fase 1 da Linha Leste terá 7,3 quilômetros de extensão e contará com uma estação de superfície (Tirol) e outras quatro subterrâneas (Chico da Silva, Colégio Militar, Nunes Valente e Papicu). O empreendimento vai garantir a integração da Linha Leste com a Linha Sul, no Centro, e com o VLT Parangaba-Mucuripe e o terminal de ônibus, no Papicu. Após concluído, terá capacidade para transportar até 150 mil passageiros por dia. O tempo de viagem entre o Centro e o Papicu será de 15 minutos.

Atualmente também estão sendo realizadas as contenções para as escavações do trecho onde será construída a Estação Chico da Silva da Linha Leste, no Centro, a primeira subterrânea da nova linha, além de serviços necessários para a colocação e início dos trabalhos das tuneladoras, máquinas que irão escavar os túneis no shaft (ou embocadura das tuneladoras). As máquinas estão prontas para serem utilizadas na execução desse trecho da obra. Em paralelo, a fábrica de aduelas (anéis estruturais que revestem e dão estabilidade aos túneis) está em fase final de montagem, já em testes para o início da produção das peças de concreto.

FONTE: Governo Ceará

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *