Estaleiro Rio Grande: O maior dique seco da América Latina e a retomada da indústria naval brasileira

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O Estaleiro Rio Grande (ERG1) representa um marco para a retomada da indústria naval no Brasil. Com a entrada em operação desse estaleiro no Porto de Rio Grande (RS), o país volta a ser um polo estratégico na construção de navios e plataformas petrolíferas.

O dique seco do Estaleiro Rio Grande é o maior da América Latina e o terceiro maior do mundo, consolidando o Brasil como um player global no setor offshore e de construção naval.

Retomada da construção naval no Brasil

Após anos sem produzir navios e plataformas, o Brasil vê uma recuperação expressiva no setor. O Estaleiro Atlântico Sul (PE) e o Estaleiro Rio Grande (RS) são exemplos desse crescimento.

O ERG1 recebeu investimentos de R$ 840 milhões e ocupa uma área de 550 mil m², contando com tecnologia de ponta para a construção, conversão e reparo de unidades de produção estacionárias, como:

  • Plataformas Semissubmersíveis (SS)
  • Plataformas FPSO (Floating Production Storage and Offloading)

A Petrobras já encomendou oito cascos de plataformas de petróleo para atuar nos campos do pré-sal.

Desafios da construção do estaleiro Rio Grande

A construção do dique seco foi um grande desafio para a WTorre Engenharia, empresa responsável pelo projeto e execução da obra. Como a indústria naval brasileira estava inativa, foi necessário buscar parcerias internacionais, incluindo a portuguesa Proman – Centro de Estudos e Projetos.

A Petrobras também alterou o escopo do projeto inicial, ampliando o dique de 120 metros para 350 metros de comprimento, possibilitando a construção de duas plataformas FPSO simultaneamente.

Infraestrutura do estaleiro Rio Grande

O ERG1 conta com um dos maiores diques secos do mundo, além de estruturas essenciais para a construção e manutenção de plataformas e navios.

Dique Seco

  • Boca: 133 metros
  • Comprimento: 350 metros
  • Profundidade: 13,8 metros
  • Porta Batel: 2.000 toneladas, 135 metros de comprimento, fabricada na China

A porta batel permite o escoamento de 20.300 m³ de água por hora, esvaziando completamente o dique em 22 horas.

Cais do Estaleiro

  • Cais Sul: 350 metros de comprimento, calado de 12 metros
  • Cais Norte: 150 metros de comprimento, calado de 12 metros

Pórtico Goliath

  • Comprimento: 138 metros
  • Altura: 90 metros
  • Capacidade de Içamento: 600 toneladas

O pórtico, fabricado na China, é essencial para movimentação de estruturas pesadas, como cascos de plataformas e blocos de montagem.

Áreas de Serviço

  • Processamento de Aço: 1.500 toneladas por mês
  • Oficina de Tubulação: Capacidade para 2.000 tubos/mês
  • Pré-Montagem: Área de 14.600 m² para construção modular

Impacto na indústria naval e offshore

A reativação da construção naval no Brasil impulsiona o setor offshore, a geração de empregos e a competitividade global do país. Além do ERG1, já estão sendo construídos os estaleiros ERG2 e ERG3, ampliando a capacidade do complexo.

Com isso, o Brasil volta a ser referência na construção de plataformas e navios para exploração de petróleo e gás, especialmente no pré-sal.


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