O Estaleiro Rio Grande (ERG1) representa um marco para a retomada da indústria naval no Brasil. Com a entrada em operação desse estaleiro no Porto de Rio Grande (RS), o país volta a ser um polo estratégico na construção de navios e plataformas petrolíferas.
O dique seco do Estaleiro Rio Grande é o maior da América Latina e o terceiro maior do mundo, consolidando o Brasil como um player global no setor offshore e de construção naval.
Retomada da construção naval no Brasil
Após anos sem produzir navios e plataformas, o Brasil vê uma recuperação expressiva no setor. O Estaleiro Atlântico Sul (PE) e o Estaleiro Rio Grande (RS) são exemplos desse crescimento.
O ERG1 recebeu investimentos de R$ 840 milhões e ocupa uma área de 550 mil m², contando com tecnologia de ponta para a construção, conversão e reparo de unidades de produção estacionárias, como:
- Plataformas Semissubmersíveis (SS)
- Plataformas FPSO (Floating Production Storage and Offloading)
A Petrobras já encomendou oito cascos de plataformas de petróleo para atuar nos campos do pré-sal.
Desafios da construção do estaleiro Rio Grande
A construção do dique seco foi um grande desafio para a WTorre Engenharia, empresa responsável pelo projeto e execução da obra. Como a indústria naval brasileira estava inativa, foi necessário buscar parcerias internacionais, incluindo a portuguesa Proman – Centro de Estudos e Projetos.
A Petrobras também alterou o escopo do projeto inicial, ampliando o dique de 120 metros para 350 metros de comprimento, possibilitando a construção de duas plataformas FPSO simultaneamente.
Infraestrutura do estaleiro Rio Grande
O ERG1 conta com um dos maiores diques secos do mundo, além de estruturas essenciais para a construção e manutenção de plataformas e navios.
Dique Seco
- Boca: 133 metros
- Comprimento: 350 metros
- Profundidade: 13,8 metros
- Porta Batel: 2.000 toneladas, 135 metros de comprimento, fabricada na China
A porta batel permite o escoamento de 20.300 m³ de água por hora, esvaziando completamente o dique em 22 horas.
Cais do Estaleiro
- Cais Sul: 350 metros de comprimento, calado de 12 metros
- Cais Norte: 150 metros de comprimento, calado de 12 metros
Pórtico Goliath
- Comprimento: 138 metros
- Altura: 90 metros
- Capacidade de Içamento: 600 toneladas
O pórtico, fabricado na China, é essencial para movimentação de estruturas pesadas, como cascos de plataformas e blocos de montagem.
Áreas de Serviço
- Processamento de Aço: 1.500 toneladas por mês
- Oficina de Tubulação: Capacidade para 2.000 tubos/mês
- Pré-Montagem: Área de 14.600 m² para construção modular
Impacto na indústria naval e offshore
A reativação da construção naval no Brasil impulsiona o setor offshore, a geração de empregos e a competitividade global do país. Além do ERG1, já estão sendo construídos os estaleiros ERG2 e ERG3, ampliando a capacidade do complexo.
Com isso, o Brasil volta a ser referência na construção de plataformas e navios para exploração de petróleo e gás, especialmente no pré-sal.