A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (Aeamesp) promove a 17ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, de 13 a 16 de setembro no Centro de Convenções Shopping Frei Caneca, rua Frei Caneca, 596 – Cerqueira César – São Paulo/SP. Entre os participantes está a Siemens que apresentará soluções para o transporte público de passageiros sobre trilhos, como trens regionais, componentes de tração elétrica, sistemas de sinalização e controle (CBTC), além do sistema de comando e controle das operações do sistema de alimentação de energia e auxiliares. Na edição de 2011, o foco da companhia serão os trens regionais.
Atenta às necessidades globais de infraestrutura, a Siemens desenvolveu o Desiro ML (Main Line), o mais novo membro de sua já consagrada família Desiro, concebida para o transporte de passageiros em médias e longas distâncias. Com avançada tecnologia, destaca-se a alta flexibilidade operacional, confiabilidade e reduzido custo total de ciclo de vida.
“Atingindo velocidades entre 160 km/h e 200 km/h, dependendo da configuração e da necessidade, seu sistema tração avançada permite fazer isso com uma potência tratora de apenas 2.600 kW, o que garante elevado desempenho com máxima economia. O Desiro ML é projetado para promover uma viagem rápida e confortável, com todos os passageiros sentados. O sistema de tração pode ser do tipo Elétrico ou Diesel-Elétrico, sendo que o primeiro pode captar energia em redes aéreas de 15 kV e 25 kV em corrente alternada, ou 3 kV e 1,5 kV em corrente contínua”, afirma Paulo Alvarenga, diretor da Divisão Mobility da Siemens.
No evento, também serão abordados outros produtos do portfólio da Siemens, como os componentes para material rodante especialmente inversores auxiliares e de tração. Com grande flexibilidade, eles se adaptam a diversas tensões de alimentação e requisitos de desempenho, além de contar com sistemas do tipo IGBT de altíssima confiabilidade, oferecendo uma operação eficiente com a potência necessária. Ao lado deles, truques e motores de tração oferecem colocam a mais avançada tecnologia a disposição de projetos metroferroviários.
Entre os destaques da Siemens no evento está também o Vicos® RSC – RailSCADA system: solução focada no controle e monitoramento de tração e infraestrutura metroferroviária. Confiável, eficiente, o sistema permite um controle integrado das operações.
No Brasil, o sistema está sendo implantado com sucesso. “Utilizamos o Vicos RSC para monitorar e controlar as novas subestações retificadoras da Linha 1 do Metrô de São Paulo. A primeira fase, das três previstas, deverá ser implementada até o final de novembro. O projeto completo está previsto para ser entregue em setembro de 2012. No mundo todo, temos muitos casos de sucesso com uso do Vicos RSC, como na Europa, Ásia e América. O mais recente é o de Istambul”, afirma Rezier Possidente, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Siemens.
Palestras Siemens
Durante o evento, os visitantes poderão participar de três palestras conduzidas por diretores da Siemens. A primeira, em 14.09, terá como tema "Paris Linha 1 – Os desafios da migração para a tecnologia driverless", apresentada pelos palestrantes Rodrigo Calio e Gerard Yelloz. No dia 15.09, às 14h30, será a vez de Caio Luchesi, que ministrará a palestra “Trens Regionais – A Tecnologia integrando pessoas e cidades”. Já em 16.09, o engenheiro Fagner Tavares Nunes de Souza conduz a apresentação “VICOS – Flexibilidade e performance em Software de supervisão remota de energia e auxiliares”.
Fonte: Estadão