Votorantim inaugura primeira fábrica de cimento integrada na Bolívia

Compartilhe esse conteúdo

A Votorantim Cimentos, por meio da Itacamba Cemento, inaugurou sua primeira unidade integrada de cimento na Bolívia, localizada em Yacuses, na região de Santa Cruz de La Sierra. O investimento na planta foi de US$ 220 milhões.

Capacidade de produção e operação integrada

A nova fábrica tem capacidade para produzir 950 mil toneladas de cimento por ano, o equivalente a cerca de 58 mil sacos de 50 kg por dia. Somando-se à moagem existente em Puerto Quijarro, a Itacamba Cemento alcança 1,2 milhão de toneladas/ano em produção total no país.

Segundo Fred Fernandes, diretor da Votorantim Cimentos na América do Sul, a unidade realiza o processo completo: extração da matéria-prima, produção de clínquer, moagem, ensacamento e distribuição.

Cimento em conformidade com normas bolivianas

O cimento produzido atende à norma NB-011 do Instituto Boliviano de Normas e Qualidade (Ibnorca), garantindo padrão de qualidade para uso em todas as etapas da construção civil. A marca já está presente em obras de destaque em Santa Cruz de La Sierra, como estradas e edifícios.

Redução da dependência de importações

Com a nova planta, a Bolívia reduz a dependência de importações e torna-se autossuficiente no fornecimento de cimento, especialmente no departamento de Santa Cruz, que representa um terço do consumo nacional. A unidade também apoiará o abastecimento em outras regiões, como Cochabamba, Beni e Tarija.

Expansão internacional da Votorantim

Além da Bolívia, a Votorantim Cimentos prepara a inauguração de uma nova fábrica em Sivas, na Turquia, com investimento de 140 milhões de euros. A planta terá um forno com capacidade de 4.500 TPD e será a segunda abertura internacional recente da companhia.

Atualmente, a Votorantim Cimentos opera em 13 países além do Brasil, incluindo Argentina, Canadá, Espanha, China, Índia, e Estados Unidos.


Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário