O ano de 2019 foi um ano importante para a CZM devido a modesta retomada do Brasil na construção civil. Após 4 anos de recessão, as obras começaram a retomar e os clientes voltaram a colocar seus equipamentos para trabalhar.
Leandra Magalhães, gerente comercial da CZM, ressalta que as atividades nas barragens de rejeitos em Minas Gerais contribuíram bastante com demanda de equipamentos de linha de mineração, incluindo escavadeiras anfíbias, braços longos etc.
“As exportações para a América Latina sofreram uma queda, assim como no mercado global. Em contrapartida, em 2019, a CZM passou a exportar os primeiros equipamentos para uma grande corporação na Índia, fruto de uma joint-venture que levou alguns anos para se concretizar”, diz Leandra.
A CZM USA, localizada em Savannah, na Geórgia, Estados Unidos, obteve um crescimento em 2019 de 20% e se posicionou no mercado mundial como um dos principais fabricantes de equipamentos para fundação. Isso permitiu a empresa iniciar a construção de uma nova fábrica naquele país, com uma capacidade maior de produção para atender o mercado americano.
“Com os conflitos e problemas na economia de países como Argentina, Bolívia e Chile, países esses que contribuíram com grande parte de nossas vendas nos últimos anos, a CZM teve que se reinventar e projetar máquinas que atendessem novamente o mercado interno de demandas específicas como equipamentos mais compactos, de fácil transporte, seguros, produtivo e econômicos”, explica a executiva.
Segundo Leandra, 2019 representou para a CZM a retomada do mercado interno com um crescimento de 50%, e diversificação de sua linha para atender outros nichos. “Agregamos também engenharia de ponta nos equipamentos já existentes, permitindo que nos tornássemos ainda mais competitivos no Brasil e no exterior”, afirma.
Para o ano que vem, a executiva espera mais crescimento devido ao ambiente favorável no Brasil: “Que os nossos clientes possam melhorar os seus preços de serviços e assim poder investir em novos equipamentos, até mesmo porque os equipamentos pós-crise depreciaram e muitos ficaram obsoletos”.
A CZM diversificou sua linha e agregou características importantes, como por exemplo, os equipamentos de grande porte de hélice contínua TOP DRIVE para profundidades de até 36 m, diâmetros de 1200 mm e torques de 33 kgf.m, montado em escavadeiras de 50 toneladas, como CAT349, modelo EK300. Eles possuem versatilidade para operar com martelos vibradores, martelos hidráulicos, soil mixing e estaca secante.
A CZM participará da próxima Conexpo, programada para março do ano que vem em Las Vegas, Estados Unidos.
Na feira, a CZM EUA irá expor os seguintes equipamentos: EK300 “cable crowd” – perfuratriz hidráulica na versão estacão montada em base Caterpillar de 50 t, com capacidades para profundidade máxima de 75 m e diâmetro máximo de 4,6 m; LR160 “Long Reach “; EK160USM – Ultra short mast, que é um lançamento; Ek125hh – bate estaca hidráulico com martelo de 3.6 t; e EK125 – perfuratriz hidráulica na versão estacão montada em CAT320DL.
A empresa terá stand na área Festival lot F3058, entre os dias 10 a 14 de março.