Apesar de sentir os efeitos da crise econômica mundial, o Grupo Liebherr registrou aumento em seu volume de negócios no ano fiscal, registrando crescimento de mais de 9% em seu faturamento de 2012, somando no período € 9,1 bilhões.
Para o ano 2013, o grupo espera o mesmo nível de faturamento, com as áreas de máquinas para construção e mineração se desenvolvendo de forma mais moderada. Os investimentos também permanecerão no mesmo patamar do ano anterior, quando foram investidos em torno de € 840 milhões.
No desempenho por área, a empresa informou que em 2012 o setor de máquinas para construção e mineração cresceu quase 9%, atingindo receitas de vendas em torno de € 5.870 milhões. Assim como no ano passado, a quota destas áreas apresentou dois terços do faturamento total do grupo.
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Já o faturamento da divisão de mineração somou € 280 milhões, aumento de 28% ante 2011. Depois de ter recuado no ano anterior, a divisão de guindastes móveis sobre pneus e sobre esteiras também ampliou o faturamento em 12%, para € 1.
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940 milhões. Nas divisões de movimentação de terra, as máquinas tiveram faturamento em torno de € 2.
060 milhões. A divisão dos guindastes de torre e tecnologia de concreto atingiu cerca de € 580 milhões.
Outros setores
Paralelo às divisões das máquinas para construção e mineração, a Liebherr registrou um faturamento total de € 3.220 milhões, o que corresponde a um crescimento de cerca de € 280 milhões, ou seja, acréscimo de 9%.
Na divisão de guindastes marítimos houve um crescimento de 3%, fechando em torno de € 830 milhões, e na divisão aerospace e tecnologia do sistema de transportes cresceu 13% (cerca de € 1.
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030 milhões).
A área de máquinas-operatrizes e sistemas de automatização faturaram aproximadamente € 260 milhões, alta de 39% em comparação com o ano anterior.
O faturamento da divisão de equipamentos de utilidades domésticas e comerciais foi de € 890 milhões, alta de 5% em relação ao ano anterior. Os demais produtos e serviços do grupo também cresceram em torno de 9%, somando cerca de € 210 milhões em faturamento no período.