José Carlos Videira
AAmérica Latina Logística (ALL), que opera 13 mil km de ferrovias em seis estados, prevê investir neste ano R$ 800 milhões, dos quais R$ 650 milhões em melhorias nas vias, manutenção, tecnologia, terminais e material rodante. Outros R$ 150 milhões serão aplicados na última etapa da obra de extensão da malha entre Araguaia e Rondonópolis, em Mato Grosso (extensão da Ferronorte, do PAC 1). Iniciada em 2009, com término previsto para o final deste ano, a obra amplia a ferrovia em 260 km e tem custo total estimado em R$ 700 milhões. Em junho, foi inaugurado o trecho entre Alto Araguaia e Itiquira, devendo chegar a Rondonópolis em dezembro.
Outro grande empreendimento de que a ALL participa, como parceira da Rumo Logística, é a duplicação da ferrovia entre Itirapina (SP) e o Porto de Santos, trecho de 383 km, com término previsto para o ano que vem. Obra do PAC 2, orçada em R$ 535 milhões, deve retirar 1.500 caminhões das rodovias e melhorar a competitividade das exportações brasileiras. Ampliará a capacidade do trecho em quase três vezes e reduzirá em cerca de 25% o tempo de percurso.
Nos 11,5 km do trecho, já em obras, entre Perequê e Cubatão, a duplicação da ferrovia permitirá elevar de 30 para 60 trens a circulação na margem direita do porto, além de melhorar a produtividade na operação na margem esquerda. Nesse trecho, foram utilizados 31 mil m de trilhos e 26 mil dormentes. A conclusão da duplicação da margem direita (Cubatão a Valongo) está prevista para outubro.
A ALL também iniciou as obras de duplicação do trecho de 48 km entre Embu-Guaçu e Canguera (SP). Considerado um dos principais gargalos na operação ferroviária, o trecho entre Campinas e Santos tem restrição operacional que limita o trafego a apenas 34 trens por dia. Após a conclusão da obra, prevista para até o fim do ano, haverá um salto operacional para até 80 trens por dia.
Em Rondonópolis, a ALL também implanta um complexo intermodal, que custará R$ 730 milhões e ficará pronto em 2013. Com 4 milhões m² de área, servirá para a movimentação de grãos, combustíveis, fertilizantes, algodão, madeira, produtos frigorificados, entre outros.
Fonte: Padrão