A Bahia se consolida como um polo de infraestrutura com a união de três grandes projetos: a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), a Mina Pedra de Ferro em Caetité e o Porto Sul em Ilhéus. Esse complexo, considerado um dos maiores corredores logísticos em desenvolvimento no Brasil, representa um investimento de mais de R$ 20 bilhões e promete alavancar a economia da região.
A Mina Pedra de Ferro, localizada em Caetité, é o ponto de partida do projeto. Com capacidade para produzir 26 milhões de toneladas de minério de ferro, ela será a principal fonte de carga para a ferrovia e o porto. A empresa responsável destaca a inovação na gestão de resíduos, com um processo que não utiliza barragens, optando por um sistema de empilhamento a seco que é mais seguro e sustentável.
Conectando a Produção ao Mercado Global
A FIOL é a espinha dorsal do projeto. O trecho 1, que liga Caetité a Ilhéus, tem 537 km de extensão e já possui mais de 60% das obras concluídas. Com capacidade para escoar 60 milhões de toneladas de carga por ano, a ferrovia servirá não apenas para o minério de ferro, mas também para a produção de grãos e fertilizantes do agronegócio no Oeste da Bahia.
O Porto Sul, um terminal multiuso em Ilhéus, é o destino final do corredor. Com capacidade inicial de 40 milhões de toneladas/ano, ele está sendo preparado para receber navios de grande porte (capesize), otimizando a exportação e posicionando a Bahia no mercado global.
Sustentabilidade e Desenvolvimento Local
A apresentação detalha o compromisso do projeto com a sustentabilidade, com a recuperação de mais de 90% da água utilizada e o uso de uma adutora de 147 km para abastecer a mina, minimizando o impacto ambiental. A construção de trevos, acessos e pontes visa integrar as comunidades locais e garantir que a infraestrutura beneficie toda a região.





