Promovidos pelo Crea-SP nos dias 27 e 28 de março, na Arca, em São Paulo, o Fórum de Infraestrutura e Políticas Públicas e Colégio de Inspetores 2026 debateram propostas e soluções para o desenvolvimento sustentável e inovador dos municípios. Os eventos trataram de temas sobre Logística e Mobilidade; Governança, Saneamento e Meio Ambiente; Desenvolvimento e Planejamento Urbano; Agricultura, Abastecimento e Bioeconomia; Transição Energética e Climática; e Inovação, Tecnologia e Gestão Pública.
“O Crea-SP quer acompanhar as necessidades dos municípios, mas, para além disso, nós queremos antecipá-las. Queremos oferecer o suporte técnico necessário para que cada liderança e cada gestor deste país tome decisões respaldadas pela ciência e pela técnica. Não tenho dúvidas de que neste fim de semana conseguimos avançar em passos largos para alcançar este objetivo”, detalhou a presidente do Crea-SP, engenheira Lígia Mackey.

Além do conteúdo técnico apresentado, os encontros também se destacaram como espaços de atualização contínua e conexão entre profissionais de diferentes áreas e cidades. O Eng. Agr. Davi Papini, inspetor em Brodowski, classificou os eventos como uma oportunidade para trocar experiências e adquirir conhecimento. “É muito importante participar desses eventos para fazer networking e se atualizar”, disse.
Análise e tomada de decisão
O Fórum de Infraestrutura e Políticas Públicas e Colégio de Inspetores 2026 teve como base os eixos do Infra-BR, índice nacional desenvolvido pelo Confea que mapeia a realidade da infraestrutura no país e auxilia na formulação de políticas públicas e na definição de prioridades para investimentos.
A Eng. Isabelle Gama, de Araçatuba, avaliou a nova ferramenta como uma importante solução para a categoria e a gestão pública. “A infraestrutura é o que permite enxergar o desenvolvimento real de um município. A Engenharia traz a lógica e a eficiência que as cidades precisam para resolver seus desafios”, comentou.

Baseado em dados públicos e oficiais, o Infra-BR analisa o desempenho da infraestrutura nos 27 estados. “Esses dados são para todo mundo: para a mídia, para qualquer cidadão, para o engenheiro, para o gestor público. E para que a gente possa, por todos os lados, enxergar como contribuir para a melhoria da infraestrutura do nosso país”, frisou o presidente do Confea, Eng. Vinicius Marchese, ao apresentar a plataforma ao público.
De acordo com o assessor da Presidência do Confea, Alexandre Borsato, o índice permite análises entre estados, identificação de desigualdades regionais, monitoramento de avanços e apoio à formulação de políticas públicas, investimentos e estratégias de longo prazo. “Esses dados vão nos ajudar a embasar os tomadores de decisão. Esse trabalho vai trazer um benefício grande para as outras gerações”, ressaltou.
Inovação e qualificação do debate

Para a Eng. Rosana Cristina dos Santos, inspetora especial do Crea-SP em Jundiaí, os eventos abordaram assuntos necessários para fortalecer a atuação profissional. “Eventos como este, que discutem o processo urbano e a contribuição das cidades, são fundamentais para que possamos levar na bagagem um olhar focado em questões como adensamento, saneamento e mobilidade. Afinal, as políticas públicas e a defesa do meio ambiente passam diretamente pela Engenharia. Tudo nasce daquilo que nós, como profissionais e inspetores, pensamos e fiscalizamos”, destacou.
O Fórum de Infraestrutura e Políticas Públicas e Colégio de Inspetores 2026 foi um espaço para construir propostas e integrar profissionais e lideranças. Segundo a Eng. Flávia Boer, os eventos contribuíram para o aprimoramento dos engenheiros, agrônomos e geocientistas. “Nós precisamos ter um olhar técnico para os problemas das nossas cidades e o Sistema está trazendo essa força de capacitar os profissionais para que a gente possa levar as nossas demandas para as autoridades de cada cidade”, observou.







