Aeródromo atual está saturado e não corresponde ao avanço da demanda de passageiros e da economia
José Carlos Videira – Vitória da Conquista (BA)
O aeroporto regional de Vitória da Conquista (BA) está completamente saturado para o volume atual e cada vez mais crescente de passageiros. Os dez voos diários, operados pela Azul Linhas Aéreas e pela Passaredo, mal conseguem dar conta da demanda que cresce ano a ano. De acordo com o Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), foram 300 mil passageiros que embarcaram e desembarcaram no Aeroporto de Vitória da Conquista no ano passado, praticamente o dobro do volume total registrado em 2012. Esse montante coloca o terminal aéreo como o quarto maior do Estado da Bahia e um dos principais no âmbito regional do País.
O terminal de passageiros encontra-se muito acanhado para o fluxo diário de pessoas. Junto com o Serviço de Combate a Incêndios, soma apenas 500 m² . A sala de embarque, antes de cada voo que deixa a cidade, fica intransitável devido a quantidade de pessoas dividindo o exíguo espaço, até o momento de embarcar na aeronave. E quando um voo atrasa e coincide com o outro a seguir, a situação beira o caos.
A pista, de 1.775 m de comprimento, por 30 m de largura, é curta demais para operações de aeronaves maiores, com mais capacidade de passageiros. Atualmente, estão autorizados a pousar e decolar da cidade apenas aviões turboélices modelos ATR com capacidade que não chega a cem passageiros. Os aviões só operam visualmente, e a pista não possui área de escape e termina, literalmente, num muro que separa o aeroporto de residências coladas no limite da pista.
As instalações do aeródromo, concedido pelo governo baiano à Socicam em 2008, são extremamente acanhadas, não acompanharam a velocidade do crescimento da cidade e da região. Vitória da Conquista é a terceira maior cidade baiana em número de habitantes, com 380 mil residentes. Muitas pessoas de outras cidades também utilizam o aeroporto de Conquista como passagem para seus destinos finais, o que contribui para multiplicar o volume de passageiros.
A cidade do oeste baiano, a 329 km da capital, Salvador, é polo catalisador de desenvolvimento e de influência em mais de cem municípios da região e de boa parte de cidades mineiras localizadas ao norte de Minas Gerais na fronteira com a Bahia.
Novo aeroporto
Para resolver esse gargalo logístico da região, o Governo do Estado da Bahia e a Secretaria de Aviação Civil (SAC) vão investir R$ 55,5 milhões, dos quais R$ 20 milhões do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (Profaa) para construir um novo aeroporto em Vitória da Conquista.
O futuro aeródromo será erguido numa área de 6 milhões de m², no povoado Pé de Galinha, a 7 km ao sul da cidade. As obras serão executadas pelo consórcio vencedor da licitação formado pelas empresas Top Engenharia e Paviservice Serviços de Pavimentação. Segundo o diretor de Terminais do Derba, Denisson Oliveira, o início das obras, previstas para durar 18 meses, aguarda apenas a Ordem de Serviço fornecida pela SAC. “A licitação prevê toda a infraestrutura do aeroporto, como pista, pátio e outros equipamentos”, destaca Oliveira. Segundo ele, a construção do novo Terminal de Passageiros, com 3.500m², ainda está sendo estudada pela SAC. A exemplo do atual, a administração do novo aeroporto de Vitória da Conquista, segundo Oliveira, será licitada para gestão da iniciativa privada.
Com pistas de 2.100 m de extensão por 40 m de largura, o novo aeroporto vai poder operar com aeronaves de grande porte, assegura o diretor do Derba. Oliveira ressalta que os pousos e decolagens terão auxílio de equipamentos para operação por instrumentos. Com isso, o novo aeroporto deve atender bem à demanda e melhorar o conforto dos passageiros.
Para o ano de 2030, segundo Oliveira, prevê-se a expansão do aeroporto, com o prolongamento da pista para 3.200 m de comprimento, por 60 m de largura. “Nesse cenário, o Terminal de Passageiros terá 10 mil m² de área coberta”, antecipa.
Fonte: Revista O Empreiteiro