Grupo irlandês compra ativos da Holcim e Lafarge

O grupo irlandês de material de construção CRH anunciou, ontem (02/02), acordo para comprar os ativos no Brasil das cimenteiras Holcim e Lafarge, que fecharam uma fusão no ano passado. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo. A venda de ativos de ambas as cimenteiras era condição necessária para que a fusão fosse aprovada pelos órgãos antitrustes onde as companhias atuam.

 

Com a transação, a CRH estreia no mercado brasileiro como a terceira maior cimenteira do País, segundo fontes ouvidas pelo jornal O Estado de S. Paulo. O pacote de operações no Brasil inclui três fábricas de cimento (Matozinhos e Arcos Jazida, da Lafarge, e Cantagalo, da Holcim), duas estações de moagem (Arcos Cidade e Santa Luzia, da Lafarge) e uma indústria de mistura pronta de cimento (Pouso Alegre, da Holcim). O jornal O Estado de S. Paulo apurou que essas operações foram avaliadas em cerca de US$ 350 milhões.

 

A CRH informou que o acordo expandirá seu alcance global, fazendo da companhia a maior fornecedora de materiais de construção na Europa Central e Oriental e a terceira maior do mundo. O grupo irlandês é o principal produtor de asfalto para entradas nos EUA.

Lafarge e Holcim anunciaram a fusão em abril do ano passado. A njova empresa será a maior fabricante de cimento do mundo, com US$ 44 bilhões em vendas anuais.

 

Fonte: Estadão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *