O SindusCon-SP realizará na próxima terça-feira (3) em seu auditório o seminário “A lei de cotas e a inclusão de trabalhadores com deficiência na construção civil”. No evento será apresentado um estudo realizado pela entidade em parceria com o Seconci-SP e o Instituto de Estudos e Pesquisas Armênio Crestana (Iepac) sobre a viabilidade de inclusão de pessoas com deficiência nos canteiros de obra.
O trabalho mapeou as restrições médicas e técnicas que uma pessoa com deficiência (PCD) tem, ou não, para realizar 29 diferentes atividades inerentes a 17 funções dentro do canteiro de obra com base naquelas apontadas pelo Manual de Saúde, Segurança do Trabalho do Sesi-SP e na pesquisa que a Associação Horizontes fez para o sindicato.
Com o objetivo de informar sobre a nova Lei de Cotas (Lei 8.213/91), o seminário terá entre seus palestrantes a secretária dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Linamara Batistela; o coordenador do projeto Monitoramento da Inversão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho (Modem) da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe-USP), Hélio Zylberstajn; a superintendente do Iepac, Norma Suely de Almeida Araújo, e o desembargador federal do trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, Ricardo Tadeu Marques da Fonseca. O público também conhecerá casos concretos de inclusão de pessoas com deficiência, que serão apresentados por representantes da Sinco Engenharia.