A Kobelco inaugurou sua participação do mercado da América Latina em 2013. Em 2014, nomeou o primeiro concessionário brasileiro. A marca tem se dedicada ao desenvolvimento tecnológico, produção, venda e principalmente pós-venda de uma vasta linha de escavadeiras desde 0.8 a 90 toneladas.
João Luis Oliveira, gerente regional de negócios para a América Latina da Kobelco, explica que no Brasil a empresa tem participado de feiras e eventos com o objetivo de expansão no maior mercado da região.
“O portfólio oferecido na América Latina, incluindo o Brasil, tem crescido na medida que cresce a demanda”, afirma. “Temos também feito a preparação tecnológica dos nossos concessionários nos 17 países onde atuamos desde 2013, cobrindo um mercado que supera 95% da região.”
A empresa conta com 10 modelos em suas diversas versões e configurações. “Estes 10 modelos atendem a 94% da demanda da região, mas não vamos parar por aí. Em 2020 lançaremos mais um modelo: SK17SR, uma mini escavadeira de 1.7 toneladas”, informa João Luis.
O gerente regional explica que a Kobelco está trabalhando para o lançamento, talvez ainda para 2020, de outros cinco modelos destinados a dois nichos de mercado os quais a empresa tem liderança no mercado: equipamentos de demolição e reciclagem.
“Acreditamos que 2020 vai seguir a tendência do crescimento de mercado de escavadeiras. Em 2017 foi o pior ano da década para o segmento. Os crescimentos de 2018 (50%) e 2019 (30%) nos geram uma expectativa muito grande de que em 2020 seguirá expandindo a demanda, necessária para suprir a nossa carência histórica em infraestrutura”, avalia.
“Para atender a esta nova demanda estamos em negociações com mais de 30 empresas brasileiras interessadas em representar-nos em todos os 25 estados onde ainda não temos atuação”.