Está confirmado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) leilão de transmissão nesta sexta-feira (30), na sede da B3, em São Paulo. O certame vai oferecer oito lotes, com investimento estimado de R$ 8,9 bilhões e previsão de criação de mais de 20.312 empregos diretos e indiretos.
Serão negociados 1.866 km de novas linhas de transmissão e seccionamentos, com a continuidade de 483 km de linhas existentes, e 12.694 MVA em capacidade de transformação, com continuidade de 600 MVA e quatro compensações síncronas.
Os empreendimentos em licitação, de acordo com informação da Aneel, serão instalados em sete estados: Bahia (BA), Goiás (GO), Mato Grosso do Sul (MS), Paraíba (PB), Paraná (PR), Rondônia (RO) e São Paulo (SP).
Os prazos para conclusão dos projetos variam entre 42 e 60 meses, contados a partir da assinatura dos contratos de concessão. Os novos ativos de energia visam elevar a capacidade de escoamento de fontes renováveis e reforçar a confiabilidade do suprimento elétrico em regiões estratégicas de carga industrial e agropecuária.
Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Transmissão de Energia Elétrica (Abrate), em matéria publicada pelo jornal Valor Econômico, é esperado que o leilão mantenha o mesmo nível de competitividade observado nos certames anteriores.
O jornal informa ainda que os novos empreendimentos em São Paulo focam atender aumento de demanda com a instalação de data centers no interior. Já o projeto em Rondônia visa dar resiliência ao sistema elétrico na região.



