Guindastes operam em espaço restrito para erguer uma extensa cobertura de vidro
Augusto Diniz – Paris (França)
Não é à toa que o espaço terá este título. É que ele dará uma nova perspectiva à região, com duas modernas edificações, com três pavimentos cada, com altura um pouco mais baixa do que os antigos prédios no entorno (de altura média de 20 m), interligados por uma cobertura de estrutura metálica – criando um pátio coberto entre as duas construções – em formato arredondado e painéis de vidro para captura de luz solar com 100 m de vão livre (11 mil m² no total) e 15 aberturas laterais (serão posicionados 18 mil painéis de vidro cujos extremos repousam na antiga estrutura subterrânea do Forum des Halles). Um portentoso parque de convivência completa o ambiente.
A estrutura metálica está sendo erguida
No local funcionou durante séculos um mercado que era o principal centro de abastecimento da capital francesa. Depois, na década de 1970, o espaço deu lugar ao Forum des Halles, que tem um shopping center subterrâneo e um jardim no nível da rua com várias obras de arte expostas a céu aberto. Mais abaixo da edificação funciona uma das mais importantes estações de trem urbano e metrô da Europa, a Châtelet-Les Halles.
Agora, a área está sendo reformada e modernizada para brotar em cima do Forum des Halles o espaço La Canopée, que ocupará uma área total de cerca de 20 mil m².
O projeto de 8 mil t de estrutura metálica tem 17 mil m² de área construída e deverá ficar pronto em 2015 ou 2016 – a cobertura, o mais delicada intervenção do projeto, deve ficar pronta ainda este ano. As edificações abrigarão livrarias, centros de música, estúdio de artistas e lojas. A obra, iniciada em março de 2012, está sendo conduzida pelo consórcio Chantiers Modernes Construction, TPI e GTM (todas subsidiárias da Vinci Construction). O custo total do projeto é de € 216 milhões.
Os desafios de execução do projeto são vários: localizado em região central densamente ocupada com fluxo de pessoas intenso, dificuldades logísticas para entregar e remover material, obtenção de licenças e controle de barulho. Foi com essas dificuldades que máquinas da Liebherr foram montadas e estão em operação no local para auxiliar nos trabalhos de montagem da estrutura de La Canopée.
Dois guindastes Flat-Top do tipo 380 EC-B 16 Litronic e um 280 EC-H12 Litronic estão funcionando no canteiro de obras. Os dois guindastes Flat-Top são equipados com um comprimento de lança de 50m e possuem uma altura de gancho de 30m e 40m. Já o guindaste 280EC-H12 Litronic é equipado com comprimento de lança de 60m e altura de gancho de 80m.
Os dois guindastes Flat-Top 380 EC-B 16 Litronic são usados para os trabalhos com concreto e a montagem da estrutura de aço de La Canopée. Um dos guindastes foi montado no teto da linha de metrô. A fim de distribuir o peso em uma grande área, uma estrutura especial de aço foi montada sob uma base de 6m x 6m.
O guindaste de torre 280EC-H12 Litronic funciona como guindaste de transporte clássico, que eleva materiais no canteiro de obras.
Fonte: Revista O Empreiteiro