O mercado de loteamento fechado, historicamente voltado quase que exclusivamente para a Classe A, está passando por uma significativa transformação. A demanda por condomínios residenciais seguros e com infraestrutura tem impulsionado a expansão desse modelo de empreendimento para atender, de forma crescente, às Classes B e C.
Leia também: Quem são as 5 maiores construtoras de infraestrutura pesada do Brasil?
A análise é de Cesar Federmann, diretor geral do Grupo Senpar, uma autoridade e empresa pioneira no segmento, responsável pela criação do icônico Terras de São José, em Itu, no interior paulista, há quase 40 anos.
Desafios Urbanísticos: Planos Diretores são Entraves para a Expansão
Apesar do interesse do mercado, o executivo do Grupo Senpar aponta um dos principais entraves para a expansão dos loteamentos fechados voltados às novas classes sociais.
“Planos diretores das cidades, em geral, não têm previsto esse tipo de modelo de área habitacional.” – Cesar Federmann, Diretor Geral do Grupo Senpar.
Essa desatualização ou falta de previsão nos Planos Diretores Municipais cria barreiras regulatórias e burocráticas, limitando o desenvolvimento de novos projetos e a oferta de moradias com segurança e qualidade de vida para as Classes B e C. O setor de engenharia e incorporação necessita de um alinhamento urgente com o planejamento urbano para liberar o potencial desse mercado.
H2: Grupo Senpar: Pioneirismo em Condomínios e Atuação em Infraestrutura Pesada
O Grupo Senpar não apenas define tendências no mercado de condomínio residencial, mas continua investindo ativamente em novos empreendimentos, como o Campos Santo Antônio II, em Itu.
Leia também: Petrobras anuncia novo campo de petróleo e gás em Santos
Além de sua experiência em loteamentos fechados, o grupo demonstra sua capacidade técnica ao atuar na área de infraestrutura pesada. Atualmente, a Senpar detém 10 contratos de construção e manutenção de estradas no estado de São Paulo, o que atesta sua versatilidade e solidez como um player importante no cenário de engenharia e desenvolvimento urbano no Brasil.
A mudança no perfil do consumidor, com o loteamento fechado se tornando acessível às Classes B e C, sinaliza uma grande oportunidade para o setor imobiliário e de construção. No entanto, o destravamento dessa expansão depende da modernização dos Planos Diretores e de uma visão urbana mais flexível por parte dos municípios. O Grupo Senpar, com sua expertise em condomínios residenciais e infraestrutura, está na vanguarda dessa transformação.




