Maior túnel da Integração do São Francisco está 94% concluído

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O túnel Cuncas 1, do Projeto de Integração do Rio São Francisco, que levará água do reservatório de Mauriti, no Ceará, ao de São José de Piranhas, na Paraíba, está com 94,4% das obras executadas. Com 15 km de extensão, 9 m de altura, por 9 m de largura, é considerado o maior túnel da América Latina para transporte de água.

O sistema de perfuração utilizou fogo controlado, conhecido como novo método de tunelamento austríaco (NATM, sigla em inglês). A obra de escavação contou com uma perfuratriz hidráulica, chamada Jumbo, máquina importada da Finlândia.

Os operários foram distribuídos em quatro frentes de serviço simultâneas, nas duas extremidades dos túneis (entrada e saída), e em mais duas frentes de serviço em janelas de acesso intermediário. Atualmente, cerca de 300 pessoas trabalham na estrutura. Ao todo, mais de 1,6 mil profissionais contribuíram na construção desse túnel.

Cada ciclo de detonações ao longo de sua construção levou entre 12h e 15h. Foram empregados cerca de 700 kg de explosivos em cada etapa. O avanço médio de cada ciclo foi de 4,5 m de túnel escavado.

Além do Cuncas I, o Projeto de Integração do Rio São Francisco tem outros três túneis para transporte de água: Cuncas II (já concluído) e Milagres, também no Eixo Norte, e Engenheiro Giancarlo de Lins Cavalcanti, no Eixo Leste.

Com previsão de conclusão em 2015, o Projeto de Integração do São Francisco faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento. O empreendimento vai garantir a segurança hídrica de mais de 390 cidades e beneficiar 12 milhões de pessoas.

O empreendimento é formado por 477 km de extensão, 14 aquedutos, nove estações de bombeamento, 27 reservatórios e quatro túneis.

 

Túnel Cuncas 1 tem 15 km de extensão, 9m de altura, por 9m de largura

Fonte: Programa de Aceleração do Crescimento


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