Mais de 50% pronta no trecho norte

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Iniciadas em 2006 e com entrega prevista para abril de 2010, as obras da BR-101 Norte no trecho entre os Estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba ultrapassaram o índice de 50% executadas.
Rodovia longitudinal, com início em Touros, no Rio Grande do Norte, passando por Natal, João Pessoa, Recife, Maceió, Aracaju, Vitória do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Santos, Florianópolis, até Rio Grande, no Rio Grande do Sul, a BR 101 atinge no total 4.517 km de extensão.

A execução no trecho Nordeste foi dividida em três lotes principais somando 142,5 km dos 380 km da rodovia, incluída como uma das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Será também a primeira rodovia federal do País a ser pavimentada em concreto. A estimativa é que sejam usadas 280 mil t de cimento portland só na pavimentação. O volume das placas de concreto chega a 239 mil m3, o equivalente ao de sete estádios do Maracanã.

O 1º Grupamento de Engenharia do Exército é responsável pelos lotes 1,5 e 6, no Nordeste. Destes o mais adiantado é o lote 5, na Paraíba, com 54,9 km e 52% de obras concluídas. Segue-se o lote 1, de 46,2 km do Rio Grande do Norte com 47% de conclusão; e o Lote 6, de Pernambuco, com 41,4 km e 37% concluídos. O estado do Pernambuco terá 180 km de vias recuperadas, das quais 60 km em torno da Região Metropolitana do Recife.

A duplicação de 41,4 km entre a divisa com a Paraíba e o município de Igarassu só deverá terminar, se não ocorrerem novos adiantamentos, no primeiro semestre de 2009. Sob a responsabilidade do 3º Batalhão de Engenharia de Construção do Exército, o trecho sofre com a falta de continuidade e os problemas com desapropriações e licenciamento ambiental. Seja em quilômetros pavimentados ou com a construção da base que antecede à colocação das placas de concreto, a duplicação da BR-101 Norte supera o trecho Sul: são 13 km de pavimentação final e 17,5 km de pavimento-base.

A evolução dos trabalhos depende muito do sucesso das desapropriações, relocações de casas, postes de iluminação, tubulações de água, esgoto e gás, e até licenças ambientais. Os 1.200 homens do Exército trabalham oito horas por dia, de segunda a sábado, recebendo um salário mínimo de soldo mensal e 2% sobre cada dia trabalhado no campo, fora do quartel.

Por sua vez, o processo licitatório para as obras de recuperação, manutenção e conservação da BR-101 no estado da Bahia já foi concluído. Ao todo serão revitalizados 161 km de rodovia e os serviços serão divididos em 2 lotes. O DNIT investirá R$ 59,8 milhões no empreendimento.

O primeiro lote do segmento Bahia localiza-se entre os municípios de Ubatã (km 444) e Buerarema (km 541), com 97 km de extensão. Serão aplicados R$ 36,3 milhões neste segmento. No segundo lote, avaliado em R$ 23,5 milhões, os serviços serão executados entre o entroncamento da BA-678 (km 598) e o município de Lombardia (km 662). Os serviços fazem parte do Programa Integrado de Revitalização – PIR-IV e, de acordo com a Superintendência Regional do DNIT na Bahia, a expectativa é que as obras comecem na segunda quinzena de novembro.

Cuidados especiais

Expedito Leite da Silva, superintendente Regional do DNIT na Paraíba, destaca o papel das equipes de trabalho com respeito ao monitoramento do impacto ambiental. Faz parte do escopo a coleta e preservação das espécies da fauna e flora nativas, inclusive dos recursos naturais, e a busca minuciosa de sítios arqueológicos. Houve ainda um trabalho de desapropriação de terrenos e benfeitorias, além da relocação das famílias que residem próximo à faixa de domínio da União.

Segundo Silva, essas intervenções representam a parte mais sensível por tratar diretamente com a sociedade lindeira à rodovia. As ações de desapropriação e relocação estão a cargo da Centro de Excelência em Engenharia de Transportes (Centran/NE), órgão de assessoramento criado entre uma parceria do Ministério dos Transportes, através do Departamento de Infra-estrutura de Transportes, e o Ministério do Exército.

O trabalho do Cetran compreende a identificação de terrenos ou benfeitorias através de levantamento topográfico, pesquisa em cartório para levantar a titularidade, passando pelo crivo de um perito avaliador, gerando assim um laudo de avaliação, de acordo com os critérios contidos na NBR-14.653.

Cerca de 68 processos já foram executados, correspondentes a terrenos e benfeitorias existentes às margens da rodovia, nos municípios de João Pessoa, Bayeux, Conde e Alhandra, localizados no Lote 5, o mais longo dos trechos duplicados, com 54,9 km de extensão, cujas obras estão afetas ao 2º Batalhão de Engenharia e Construção. Programa de Relocação de População Afetada alcançou o total de 174 famílias, ocupantes da faixa de domínio da rodovia, que ocupavam moradias precárias casas de taipas as margens da rodovia. O 1º Grupamento de Engenharia do Exército, com sede em João Pessoa, fiscaliza e gerencia ao todo 16 obras, marcando a volta dos militares do Exército aos canteiros, como o que ocorre até 1901 e na década de 1970, com as obras na Amazônia.

Curiosidades

– A BR-101 é uma rodovia translitorânea do tipo longitudinal (que seguem sentido Norte/Sul do país), sendo parte da Rodovia Panamericana e oficialmente denominada de “Rodovia Mário Covas”
– Com o movimento de terra no Estado da Paraíba, daria para fazer um aterro com 1,0m de altura em toda a extensão de praias do litoral paraibano.
– Para a construção da nova pista da BR-101/NE serão consumidos o equivalente a 5.037.310 sacos de cimento.
– O volume de concreto utilizado na pista nova da BR-101/NE daria para construir 22 pistas do Aeroporto Internacional de Brasília.
– Parnamirim Road – A construção da primeira pista de asfalto do estado do Rio Grande do Norte se deu em 22 de agosto de 1942. A obra foi considerada uma obra prima da tecnologia da época e foi executada pelo Exército dos Estados Unidos.

Fonte: Estadão


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