Depois de seis anos que o Brasil ganhou o direito de organizar sua segunda Copa do Mundo, o site Portal 2014 e o Sinaenco (Sindicato Nacional de Arquitetura e Engenharia) divulgaram o ranking da melhor preparação do país, entre as 12 cidades-sede do Mundial 2014.
As notas atribuídas (de zero a cinco) levaram em consideração o andamento dos projetos listados na primeira Matriz de Responsabilidades, divulgada em janeiro de 2010 pelo Ministério do Esporte. Três setores foram avaliados: estádios, mobilidade urbana e aeroportos. Os portos não entraram porque apenas sete cidade-sedes têm obras ligadas à área.
Manaus teve a pior avaliação do país, com apenas cinco pontos: dois no estádio, zero no projeto de mobilidade e três no aeroporto. Em seguida, vêm Brasília (seis pontos), Cuiabá (sete), Porto Alegre (sete), Curitiba (oito), Salvador (oito), Recife (nove), São Paulo (nove), Rio de Janeiro (dez), Natal (dez), Fortaleza (11) e Belo Horizonte (12).
De acordo com Jorge Hori, consultor do Sinaenco, os números de Manaus não causaram surpresa, pois a capital do Amazonas apresenta uma dificuldade logística e climática. “A preparação da Copa 2014 em Manaus representou uma verdadeira maratona para cumprimento dos prazos estabelecidos. No fim, teremos o estádio e o aeroporto prontos, mas nenhum legado na área de Mobilidade Urbana”.
Fonte: Redação OE