Com mais de 40 anos de experiência em estudos do clima no planeta, o meteorologista da Universidade Federal de Alagoas, Luiz Carlos Molion apresenta um discurso inverso ao da maioria dos climatologistas. Representante dos países da América do Sul na Comissão de Climatologia da Organização Meteorológica Mundial (OMM), ele garante que o homem e suas emissões na atmosfera são incapazes de causar um aquecimento global. O especialista também diz que há manipulação dos dados da temperatura terrestre e assegura que haverá um resfriamento global nos próximos anos.
O professor será um dos palestrantes da sexta edição do Encontro Ambiental de São Paulo (Eco SP), no dia 12 de novembro. “O CO2 não controla o clima global. Mais que isso, o que é emitido pelo homem é ínfimo. Dados apontam que 200 bilhões de toneladas de carbono são emitidas por ano por fluxos naturais, sendo que as emissões pelo homem representam apenas 3%”, ressalta.
Ainda segundo o meteorologista, a Terra sofrerá um resfriamento. "Nos próximos 20 anos o sol vai estar no mínimo de atividade e o oceano vai esfriar. Isso é explicado pelos dados extraídos de cerca de 3,2 mil boias inteligentes espalhadas pelos oceanos e que, via satélite, apresentam esses números”.
O meteorologista acrescentou que eventos extremos sempre acontecem, independentemente das emissões pelo homem. "O CO2 não controla o clima e não é o vilão. Ele é o gás da vida, utilizado para a fertilização das plantas".
Eco SP
Idealizado pelo Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo (SEESP) e pela Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), o Eco SP pretende apresentar soluções para a preservação do meio ambiente e a superação das desigualdades sociais Brasil, nos dias 12 e 13 de novembro. Durante o encontro, também serão abordados temas como o controle biológico de pragas e gerenciamento de águas contaminadas.
Resultado do Eco Vale, realizado por quatro anos na cidade de Taubaté (SP) para discutir as questões ambientais da região do Vale do Paraíba, o Eco SP é um importante fórum de debates, que busca soluções para uma sociedade sustentável e justa. Além de palestras e debates, o evento traz a tradicional exposição de produtos reciclados e serviços que visam à preservação do meio ambiente, como também uma mostra com mais de 30 estandes temáticos.
Serviço:
Eco São Paulo – Encontro Ambiental de São Paulo
Data: 12 e 13 de novembro
Local: Anhembi Parque, Auditório Elis Regina, Hall Nobre 3
Inscrições e programação: www.ecosp.org.br
Fonte: Padrão