“Nosso contrato de concessão, assinado em 1998 não previa fazer investimentos em expansão, compra de novos trens, construção de novas estações. Nosso compromisso era investir na manutenção do sistema, coisa que temos feito regularmente. A empresa tinha sob seu controle a administração e a operação do Metrô Rio, ficando as expansões da rede metroviária e aquisição de novos trens a cargo da Rio Trilhos, empresa do Governo do Estado”, mas houve uma mudança importante nos planos. No final de 2007, quando a concessão foi renovada até 2038, a concessionária assumiu a responsabilidade pela construção da Linha 1A, que ligará a Linha 2 à Linha 1, acabando com a necessidade de transferência em Estácio. Assumiu ainda a compra de 114 carros, a construção de duas novas estações (Uruguai e Cidade Nova) e a complementação de sistemas operacionais”. Quem revela a mudança de rota é Joubert Fortes Flores Filho, diretor da área de Relações Institucionais da Concessionária Opportrans.
Segundo ele, o projeto envolve cerca de R$ 1.050 bilhão até 2018. Com a aquisição dos novos carros, a frota da companhia, que hoje conta com 182 carros e 33 estações, crescerá 63%, aumentando o número de pessoas atendidas diariamente pelo Metrô Rio dos atuais 550 mil clientes/dia para 1,1 milhão clientes/dia útil.
Segundo Flores Filho, a última ação do governo estadual no Metrô Rio foi a inauguração de uma nova estação na Zona Sul, Cantagalo e de duas novas linhas de extensão: o Metrô Na Superfície que liga a Estação Botafogo à Gávea, passando pelo Humaitá e Jardim Botânico, e o Metrô Barra, que liga a Estação Siqueira Campos à Barra, passando por Ipanema, Leblon e São Conrado. “Nosso sistema precisa crescer porque está operando a plena capacidade”, diz.
A partir de 2000, o Metrô Rio estabeleceu diversas parcerias com o intuito de facilitar e baratear o transporte público da cidade. Em 2000, foi implantada a integração metrô-trem.
Em janeiro de 2002, foi inaugurada a linha de extensão Metrô Na Superfície que ligava a Estação Cardeal Arcoverde a Ipanema. Com a inauguração da Estação Siqueira Campos em março de 2003, a linha foi transferida para essa estação e passou também a atender aos bairros do Leblon e Gávea.
Em 2004, o Metrô Rio ofereceu diversas novidades para facilitar a vida de seus clientes: o início da operação aos domingos e a implementação das Linhas Expressas metrô-ônibus (12 linhas inauguradas entre 2004 e 2005).
Fonte: Estadão