O governador Alcides Rodrigues visitou as obras da mineradora Anglo American, em Barro Alto, a 240 km de Goiânia, ontem. Mais de 70% das atividades do projeto de implantação da empresa já estão concluídas.
Produção anual é estimada em 36 mil toneladas de níquel contido em liga de ferroníquel, o que fará quase triplicar a pauta de exportações goianas do minério. Início da produção está previsto para o primeiro trimestre de 2011. A empresa, que já criou cinco mil empregos diretos, abre processo de seleção para mais 700 candidatos.
Com investimentos previstos na ordem de US$ 1,8 bilhão, a planta de Barro Alto torna-se a quarta mineradora da empresa em Goiás e deve alcançar a capacidade de produção total de 18 meses após o início das atividades. A jazida do minério de níquel da região tem 13 km de extensão e garantirá exploração pelos próximos 26 anos. O total de recursos do depósito é de 116,2 milhões de toneladas. O minério será transportado para a Codemin, em Niquelândia, onde será processado.
Acompanhado dos secretários de Desenvolvimento, Oton Nascimento Júnior; de Indústria e Comércio, Luiz Medeiros; do presidente da Federação das Indústrias de Goiás (Fieg), Paulo Afonso Ferreira; e do deputado Roberto Balestra, entre outras autoridades e representantes locais, o governador enfrentou o forte sol de ontem para acompanhar os trabalhos de implantação da mineradora.
Alcides lembra que, nos últimos anos, o desenvolvimento no País concentrou predominantemente nas regiões Sul e Sudeste e que, por isso, é preciso lançar mão de todos os recursos para que o Estado não fique para trás. “Temos que procurar todas as maneiras para trazer esse tipo de empreendimento para o Estado.”
De acordo com o presidente da Anglo American, Walter de Simoni, a empresa começará as atividades com um ano de atraso causado pela crise financeira. “Tivemos uma estremecida e precisamos dar uma desacelerada, por isso as operações que começariam este ano foram adiadas.”
Ferrovia
Simoni explica que o mercado interno absorve apenas 20% da produção do minério, outros 80% são exportados. Defende que alguns desafios ainda precisam ser transpassados, como a deficiência da região com relação à logística de escoamento da produção.
O secretário Oton Nascimento Júnior avisa que a Valec já estuda um ramal para atender à crescente demanda de níquel e de etanol, entre outros produtos da região. “Já está sendo feito um pré-estudo da demanda regional e, na semana que vem, o Juquinha (José Francisco das Neves, presidente da Valec) virá até aqui acompanhado de uma equipe para fazer os ajustes necessários.”
Com a extração em Barro Alto, a produção de níquel do grupo no mundo vai praticamente duplicar, atingindo aproximadamente 90 mil toneladas até 2011. A extração da empresa saltará de 10 mil toneladas/ ano para 50 mil toneladas/ano somente no Brasil. De acordo com o secretário Luiz Medeiros, a pauta de exportação de minério de níquel em Goiás deve quase triplicar com a produção da nova planta.
Atualmente, 20 mil toneladas são exportadas por ano.
diwa.gimpa.edu.gh/wp-content/languages/new/get-paid-to-write-papers.html
Vagas
Cerca de 5 mil empregos diretos foram gerados durante a fase de instalação da Anglo American. A empresa está recebendo candidatos ao processo de seleção para a contratação de mais 700 profissionais de diversas áreas. Segundo Walter de Simoni, presidente da empresa, a unidade abre espaço para outras quatro mil vagas indiretas de trabalho.
O processo de recrutamento e seleção foi retomado recentemente e as contratações estão previstas para a partir de janeiro do ano que vem.
diwa.gimpa.edu.gh/wp-content/languages/new/cheap-essays.html
Para se candidatar, os interessados devem enviar currículos para o site da Anglo American.
diwa.gimpa.edu.gh/wp-content/languages/new/federal-resume-writing-services.html
As vagas serão distribuídas em diversas especialidades de nível superior, técnico e operacional.
São oportunidades para engenheiros de manutenção e produção, técnicos em laboratório, analistas contábeis, operadores de máquinas e auxiliares de produção.
Fonte: Estadão