Um guindaste fora-de-estrada Terex RT100 já está trabalhando no novo projeto Minas-Rio da mineradora Anglo American, em Minas Gerais. A operação é uma das maiores lavras de minério de ferro do mundo, produzindo aglomerados da mais alta qualidade disponível no mercado. O minério contém pouquíssima alumina e sílica e alto teor, aproximadamente 69%, de ferro.
A produção na mina começou em 2012, enquanto se executa um plano de expansão da infraestrutura que envolve novas edificações para escritórios, estocagem e processamento. Para auxiliar na construção desses prédios, a Montcalm Montagens Industriais, sediada em São Paulo, utiliza o seu guindaste fora-de-estrada Terex RT 100.
“Estávamos procurando um guindaste fora-de-estrada por causa da mobilidade exigida no enorme canteiro de obras, mas ele também precisa ter condição de trabalhar em espaços confinados”, disse Paulo Simonsen, diretor de operações da Montcalm.
Segundo ele, durante a montagem das estruturas metálicas, o RT 100 costuma levantar 12 t em raio de 12 m com uma lança principal de 22,5 m. Sua capacidade de trabalhar com muita suavidade, sem solavancos, suas rodas, todas esterçáveis, e a capacidade de manobra ajudam a garantir o êxito de cada içamento. “O deslocamento rápido é essencial, pois os locais de içamento ficam afastados um do outro (cerca de 40 minutos) e são todos de difícil acesso.” acrescentou.
O trabalho do guindaste no canteiro começou no final de 2012, com previsão de trabalhar até o final de 2013.
Fonte: Padrão