Pergunte a qualquer empreiteiro qual é o equipamento de terraplenagem mais complicado para operar e a resposta, muito provavelmente, será uma motoniveladora. Depois de ouvir esse comentário durante décadas, a Caterpillar iniciou uma pesquisa com mais de 500 clientes em todo o mundo, para saber o que tira o sono deles à noite e o que a empresa poderia fazer para facilitar seu trabalho com as motoniveladoras. Baseada nas respostas da pesquisa, a empresa decidiu introduzir no mercado uma nova alternativa em termos de operação de motoniveladoras, substituindo todos os controles convencionais, inclusive o volante da direção, por um par de joysticks. Os controles por joystick da nova Série M são um sério avanço tecnológico. Os sete novos equipamentos da Série M (120M /120M AWD, 12M, 140M/140M AWD, 160M/160M AWD, 14M, 16M e 24M ) são todos operados com este tipo de controle.<br /><br />A Caterpillar validou o projeto do joystick realizando vários testes de campo com diversos operadores com vários níveis de experiência. A julgar pelo sucesso nos testes de campo durante os três últimos anos, este novo sistema tem sido um sucesso entre os operadores. “O conforto da cabine é 100%, porque ali dentro é como estar numa cadeira de descanso, trabalhando só com os braços e atenção no canto da lâmina”, elogia Manoel do Reis, com mais de 25 anos de experiência em operação de motoniveladoras.<br /><br />A Caterpillar convidou alguns editores de revistas de construção para testar o novo simulador de motoniveladoras. Depois de alguns poucos minutos no posto do operador, todos que participaram da demonstração ficaram surpresos como o uso dos joysticks é intuitivo e com a rapidez com que aprenderam cada função da máquina.<br /><br />O sistema de controle eletro-hidráulico operado por joystick da Série M simplifica as funções da motoniveladora reduzindo os movimentos de braço e mão do operador em até 78% (de acordo com um estudo realizado na Universidade de Wisconsin-USA). <br />Segundo Efrain Bocaranda, consultor para indústria pesada da Caterpillar para a América Latina, “o sistema ajuda os operadores a manter altos níveis de eficiência durante todo o dia de trabalho, e o projeto de controle intuitivo faz com que o treinamento seja rápido e simples – tanto para operadores novos quanto para os mais experientes.”<br /><br />O novo sistema permitiu que a Caterpillar ampliasse o interior da cabine oferecendo excelente visibilidade para a barra de tração, o círculo e a armação da lâmina. <br />As portas são em ângulo e o assoalho é em formato cônico para oferecer uma linha de visão desobstruída para os pneus dianteiros, para o canto de fuga, para a ponta de ataque da lâmina e para a barra de tração.<br /><br />As mudanças não param aí. A Caterpillar requereu mais de 100 novas patentes durante o desenvolvimento dessas máquinas. Além do joystick, as motoniveladoras da Série M são acionadas com os novos motores da Série C com tecnologia ACERT™ e atendem as regulamentações Tier III. A potência varia desde 125 hp, no modelo 120M, até 500 hp na 24M.<br /><br />O sistema de potência variável (VHP) é padrão em todos os modelos, com a opção de Potências Variáveis Adicionais (VHP Plus) oferecem potência adicional em cada marcha. A potência é entregue em incrementos de 5 hp em cada marcha. A Potência Variável tem como característica padrão o incremento de potência nas marchas 1, 2, 3 e 4. O nível de potência na quarta marcha é mantido através das marchas 5 a 8. Se o cliente tiver Potências Variáveis Adicionais, a máquina vai oferecer 5 hp a mais nas marchas 5, 6, 7 e 8. O resultado é uma curva de potência suave que permite que as máquinas da série M transportem cargas pesadas enquanto o operador reduz para uma marcha inferior. Mais potência nas marchas mais altas são necessárias para o transporte de cargas de lâmina em velocidades mais altas de deslocamento.<br /><br />Uma opção de tração em todas as rodas (AWD – All Wheel Drive) também é disponível nos modelos 120M AWD, 140M AWD e 160M AWD. Este sistema usa bombas dedicadas na esquerda e na direita, o que permite controle independente do fluxo hidráulico para cada motor hidrostático das rodas dianteiras. <br /><br />Através de um módulo de controle eletrônico, as velocidades das rodas dianteiras podem ser controladas automaticamente. A Compensação da Direção varia as velocidades das rodas de dentro e de fora nas curvas em 21%, assim é disponível torque total durante toda a curva, o que permite um raio de giro menor. O sistema também tem um modo hidrostático somente nas rodas dianteiras para um desempenho preciso em baixas velocidades, oferecendo controle preciso de velocidade de 0 a 8 km/h por hora.<br /><br />Além destas novidades, a Caterpillar simplificou a manutenção das motoniveladoras . Todos os pontos de verificação de serviço estão no nível do solo, inclusive o reabastecimento do combustível. Insertes na barra de tração acessíveis pela parte superior e tiras bi-direcionais de trilho deslizante na armação da lâmina fazem com que os ajustes da barra de tração, do círculo e da armação da lâmina sejam 77% mais rápido. As sapatas do trilho deslizante permitem ajustes para cima e para baixo, bem como para frente e para trás, o que elimina trepidações da armação da lâmina.<br /><br />Estas mudanças matem a Caterpillar na vanguarda do segmento, tornado o dia-a-dia dos operadores menos fatigante e mais produtivo e proporcionando aos clientes o melhor retorno do investimento. Fonte: Estadão