Com 15,3 quilômetros e 15 estações, projeto atenderá mais de 600 mil passageiros por dia
A Concessionária Move São Paulo, formada pelas empresas OdebrechtTransPort, Queiroz Galvão e UTC, será responsável pela construção, compra de equipamentos e operação da Linha 6-Laranja, na primeira parceria público-privada integral de transporte do Estado de São Paulo. A Linha 6 ligará a zona noroeste (Brasilândia) à região central (estação São Joaquim da Linha 1-Azul) de São Paulo.
Com 15,3 km e 15 estações, a estimativa é que transporte 634 mil passageiros por dia. Quando concluída, estará integrada com as linhas 7-Rubi e 8-Diamante da CPTM, na futura estação Água Branca; Linha 4, na futura estação de Higienópolis-Mackenzie, e Linha 1-Azul, na estação São Joaquim. Também estará integrada com ônibus nas estações Vila Cardoso e João Paulo I.
Com investimento de R$ 9,6 bilhões. Ao todo serão 25 anos de concessão, seis anos de construção e 19 anos de operação e manutenção.
“Em apenas seis anos adicionaremos uma extensão que, hoje, representa uma ampliação de 21% na linha metroferroviária paulistana. Reunimos a experiência necessária para a execução de um projeto com esta complexidade, que atravessa áreas urbanas com densa ocupação”, reforça Marcos Tadeu, diretor-presidente da Move São Paulo.
Construção
As estações serão construídas em vala a céu aberto, quando pouco profundas e subterrâneas, quando profundas e as condições geotécnicas permitirem. Os túneis, por sua vez, serão construídos utilizando dois métodos construtivos: túnel convencional (1,8 km), um shield, mais conhecido como ‘tatuzão’, para escavação de túnel em rocha (3,2 km) e outro shield para escavação de túnel em solo (9,3 km). Durante a construção, serão gerados 11 mil empregos. As obras tem conclusão prevista para 2020.
Características Operacionais
• Extensão total: 15,3 km
• Número de estações: 15
• Distância média entre estações: 952 metros
• Pátio de manutenção e estacionamento Brasilândia, com 190 mil m²
• Demanda prevista:634 mil passageiros por dia
• Intervalo entre trens: 154 segundos
• Velocidade comercial:35,7 km/h
• Frota total: 23
• Composição:Trem com seis carros, capacidade 1.620 passageiros/trem
• Estações: Brasilândia, Vila Cardoso, Itaberaba, João Paulo I, Frequesia do Ó, Santa Marina, Água Branca, Sesc-Pompeia, Perdizes, PUC-Cardoso de Almeida, Angélica-Pacaembu, Higienópolis-Mackenzie, 14 Bis, Bela Vista e São Joaquim.
Fonte: Redação OE