Sanesul está ampliando o esgotamento em 86,2 km de rede e 5.766 novas ligações domiciliares
Na atual gestão do governo do estado, somando todos os recursos próprios e Federais, a Sanesul vem investindo em Naviraí R$ 34,3 milhões em melhorias do Sistema de Abastecimento de Água – SAA e ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário-SES.
Atualmente, há R$ 15,6 milhões em obras de esgotamento sanitário em execução. Uma grande quantidade de rede coletora de esgoto está sendo feita, aumento significativo na cobertura do serviço tornando-se realidade.
São 86,2 km de rede e 5.766 novas ligações domiciliares. Essas são estruturas da Sanesul que recebem o esgoto dos imóveis, e se estendem até as estações de tratamento.
Jardim Paraíso recebe rede de esgoto em Naviraí
Nesse mesmo pacote de investimento, serão construídas mais três estações elevatórias. Durante o percurso da rede de esgoto, há trechos em que a força da gravidade é incapaz de, sozinha, realizar o transporte do material em razão das elevações de terreno ou baixa declividade. Por isso precisa do bombeamento. A responsabilidade de realizar esse trabalho, impulsionando a água e os resíduos do esgoto, fica por conta da estação elevatória de esgoto.
Para finalizar, haverá melhorias na Estação de Tratamento de Esgoto de Naviraí, nas lagoas de estabilização.
Todas essas obras são possíveis com o recurso viabilizado pela empresa junto com a Caixa, por meio do Programa Avançar Cidades.
Naviraí tem cerca de 54 milhões de habitantes e conta com 19 poços da Sanesul para captação de água.
Estação de Tratamento de Esgoto em NaviraíO sistema de distribuição é feito com apoio de reservatórios de água tratada, tanto apoiado quanto elevado, que juntos somam capacidade de reservação em 5.450 litros.
Investimentos em Naviraí
Em Junho de 2019, a Sanesul entregou obras de esgotamento realizadas em parceria com a Funasa. Além disso, assinou ordem de serviço para ampliação da captação de água para novo poço tubular profundo.
A regional da Sanesul Naviraí também recebeu, em dezembro de 2019, novas máquinas e equipamentos para ficar a serviço da população, na execução dos serviços de rua como consertos. Essas aquisições foram com dinheiro da própria estatal, entregues pelo Governo do Estado em uma solenidade oficial realizada em Campo Grande.