Nova estação antártica comandante ferraz: engenharia e inovação no gelo

Nova estação antártica comandante ferraz: engenharia e inovação no gelo

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A Estação Antártica Comandante Ferraz, a principal base de pesquisa do Brasil no continente, foi reconstruída após um incêndio em 2012. Localizada na ilha Rei George, a nova estrutura de 4.500 m² é um marco de engenharia e sustentabilidade, com capacidade para abrigar 64 pessoas, entre pesquisadores e membros da Marinha do Brasil.


Tecnologia e Design para Condições Extremas

Projetada para resistir a ventos de até 200 km/h, a nova estação se destaca por sua construção modular. O projeto, que prioriza a segurança e o conforto, utiliza containers especialmente fabricados, com múltiplas camadas de proteção:

  • Proteção mecânica, acústica e térmica: Para isolamento total.
  • Resistência ao fogo: Varia de 60 a 120 minutos, dependendo da área.

A estrutura também leva em conta a topografia local, com blocos elevados para permitir o fluxo de água do degelo de verão. Os containers são revestidos com ligas metálicas especiais para suportar temperaturas extremas e têm um invólucro externo de chapas de metal e poliuretano para isolamento térmico e proteção contra ventos.

Logística e Desafios de uma Obra no Gelo

A logística do projeto é um dos seus maiores desafios. Todo o transporte de material e mobilização de pessoas deve ocorrer apenas durante o verão austral, o que exige um planejamento impecável. Um navio partiu da China transportando todos os equipamentos e materiais, incluindo guindastes e as estruturas metálicas para a fundação.

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A primeira etapa da construção, entre dezembro de 2016 e março de 2017, mobilizou 72 trabalhadores para a construção das bases. A empresa EPC Construções foi a responsável pelo projeto, que teve um custo aproximado de US$ 5 milhões.


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