O novo terminal, localizado na margem direita do Porto Organizado de Santos, fechou contrato com a Smiths Detection, empresa de soluções de segurança para mercados civil e militar que recentemente comprou seu distribuidor, a EBCO Systems, e estabeleceu sua presença no País, para o fornecimento de equipamentos especializados em análise de carga de alto volume.
A Brasil Terminal Portuário (BTP) está construindo um terminal portuário multiuso, para contêineres e granéis líquidos, ocupando uma área total de 490 mil metros quadrados na margem direita do Porto Organizado de Santos. A empresa investe R$ 1,8 bilhão nos serviços de descontaminação da área, na obra civil e na aquisição de equipamentos.
O terminal deverá iniciar suas operações no segundo trimestre de 2013 e terá capacidade para operar, nesta primeira fase, cerca de 1,2 milhão de contêineres e 1,4 milhão de toneladas de granéis líquidos. Para atender a alta demanda de fluxo de carga, o terminal disponibilizará dois equipamentos fixos modelo HCVP.
O modelo é responsável por inspecionar até 195 cargas de caminhões ou contêineres por hora, com uma velocidade de digitalização de 7 km/h. Este procedimento de vistoria de fluxo continuo garante o trânsito constante de veículos no local, evitando acúmulo de cargas e caminhões no terminal. O sistema possibilita que o aparelho escarneie aços de 230 mm a 300 mm.
A instalação será realizada em duas etapas. “Com mais esta venda, a Smiths Detection reforça sua atuação no segmento de portos no Brasil, além de contribuir para a produtividade do país e geração de novas receitas a este mercado” comenta o CEO da Smiths Detection Brasil, Danilo Dias.
A BTP é uma joint venture entre as empresas TIL – Terminal Investment Limited e APM Terminals, ambas com vasta experiência em construção, gerenciamento e operação portuária no Brasil e em dezenas de países.
Fonte: Padrão