Novo terminal em Santos (SP) já estuda ampliação

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Empreendimento soma R$ 2 bilhões; governo anuncia retomada dos arrendamentos portuários para 2014

Augusto Diniz – Santos (SP)

 

A joint venture formada pelas multinacionais Terminal Investment Limited (TIL), que pertence ao grupo portuário ligado à MSC – Mediterranean Shipping Company, e APM Terminals (braço da Maersk) inaugurou no final de novembro seu terminal portuário em Santos (SP). Com o nome no País de Brasil Terminal Portuário (BTP), a empresa se instalou em área concedida por 40 anos na margem direita da zona portuária.
 

O novo terminal deve aumentar em pelo menos 30% a movimentação de carga no Porto de Santos. A geração de empregos chega a 1.500 pessoas.

O projeto, com investimento de R$ 2 bilhões, teve início em 2006. Implementado em uma área antes chamada de “lixão da Alemoa” por ser local de despejo de resíduos portuários, somente para descontaminar o solo e remover os materiais impróprios existentes foram gastos R$ 257 milhões – a região era conhecida por possuir um dos maiores passivos ambientais do País. Pelo menos 1,4 milhão de m³ de dejetos foram retirados e tratados no local.

O terminal ocupa área hoje de 340 mil m² e tem capacidade anual de movimentação de 1,2 milhão de TEUs. O cais com 1.108 m possui três berços para navios de grande porte, com capacidade para transportar 9 mil TEUs.

Com a ampliação prevista tanto para movimentação de contêineres como de granéis líquidos, a área total do porto deve alcançar 490 mil m². A ampliação, no entanto, depende do resultado de estudo de viabilidade técnica que está em andamento e deve ficar pronto no primeiro semestre de 2014. O projeto original já previa a ampliação, só que o terreno a ser utilizado teve de ser alterado por questões técnicas, obrigando a empresa a refazer o trabalho.

A meta da empresa é atingir a capacidade anual de movimentar 2,5 milhões de TEUs e 1,4 milhão de t de granéis líquidos.

A obra, concluída com 11 meses de atraso principalmente por conta da demora de serviços de dragagem do canal de acesso sob a responsabilidade do governo federal, foi feita pela construtora Andrade Gutierrez, no modeloEngineering, Procurement e Construction(EPC). As execuções foram realizadas a partir de projeto básico da TIL, uma das proprietárias do porto e que opera 27 terminais portuários em 18 países – a outra parceira do projeto, a APM Terminals, opera 62 terminais no mundo.

A construção do terminal, que começou em 2007, chegou a empregar 3 mil trabalhadores. Os 26 pórticos que compõem o terminal desembarcaram no local em 2012.

Henry Robinson, presidente da BTP, ressaltou no evento de inauguração o atraso na dragagem do porto, o que impediu a empresa de começar a operar com navios com alta capacidade de carga.

A zona portuária santista tem quatro canais de navegação e o quarto, que atende ao terminal da BTP, em novembro ainda aguardava homologação – o canal foi dragado até 15 m de profundidade. A Alemoa, região do novo terminal, é muito próxima da Serra do Mar, o que costuma dificultar trabalhos de dragagem na área por causa dos constantes elementos do meio ambiente que ali se depositam.

Kim Fejfer, CEO da APM Terminals, prometeu novos investimentos em terminais no Brasil, desde que houvesse mais clareza no marco regulatório do setor. “Espero clarear a regulamentação do setor para investir”, afirmou.

Já o ministro Antonio Henrique Silveira, da Secretaria Especial de Portos, lamentou o fato de o terminal ser um dos poucos construídos nos últimos anos. E informou que o primeiro bloco de arrendamento de terminais portuários no Brasil depois da aprovação da nova Lei dos Portos será anunciado no início de 2014, com a oferta de áreas em Santos e no estado do Pará.

Fonte: Revista O Empreiteiro


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