Novos empreendimentos tomam forma em diversas regiões

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Augusto Diniz – Pouso Alegre (MG)

Em meio ao incremento da infraestrutura aeroportuária brasileira para a aviação comercial de passageiros (principalmente com as concessões) e a aviação executiva (com o surgimento de aeroportos privados), um último segmento do setor, que parecia limitado a ocupar espaço nos aeroportos em operação no País, avança também com iniciativas importantes. Trata-se da aviação de carga.

Pouso Alegre, cidade localizada no Sul do Minas Gerais, recebeu recentemente da Secretaria Nacional de Aviação Civil homologação para erguer um aeroporto internacional de cargas às margens da BR-381 (Rodovia Fernão Dias).

Percorrendo a rodovia, no Sul de Minas, já se vê que o aeródromo desse tipo é bem vindo. Pela estrada se constata um punhado de indústrias grandes instaladas na região: Bauducco, Chocolates Kopenhagem, Unilever, Rexan, Automotiva Usiminas, Tigre, Yoki, dentre outras.  Em junho, a localidade inaugura um das maiores fábricas do País de máquinas de construção e mineração: a da chinesa XCMG, com área construída de 140 mil m² e plano de dobrar o tamanho da planta – a unidade conta até com hotel de trânsito com 60 apartamentos.

O empreendimento aeroviário vai ocupar área de 4 a 6 milhões m² da zona rural do município. É provável que o aeroporto também receba voos comerciais – Pouso Alegre já tem aeroporto, mas opera apenas com aviação civil. O aeroporto com voo comercial mais próximo é Varginha (MG), a 130 km do cidade.

A obra do aeroporto de cargas está prevista de iniciar no segundo semestre desse ano, com término programado para 2017. O custo total do projeto é de R$ 1 bilhão. Porém, não se anunciou de onde virá os recursos para as obras. Conhece-se apenas que a projetista multinacional Bsquare tem interesse em desenvolver a iniciativa.   

De acordo com dados da prefeitura da cidade, a pista de pouso do aeroporto terá 3 mil m de extensão e 45 m de largura, além de galpão logístico, pátio de estacionamento para descarga de aeronaves e caminhões, e área de manutenção mecânica.

Anápolis (GO)

Em Anápolis (GO), o aeroporto de cargas que integra o projeto da Plataforma Logística Multimodal de Goiás está com as obras quase concluídas. O projeto do governo do estado está orçado em cerca de R$ 100 milhões.

A pista tem 3,3 mil m de extensão. Já a pista de taxiamento possui 1.500 m de comprimento e o pátio de aeronaves, 48 mil m².  

O aeroporto de cargas de Anápolis integra área da Plataforma Logística Multimodal que possui área total de 100 ha. O espaço é composto por centros rodoviário e ferroviário de cargas, além de armazéns e polos de serviços.

Londrina (PR)

Enquanto isso, o projeto do aeroporto de cargas que integra o empreendimento maior Arco Norte, em Londrina (PR), vai fazer 10 anos e ainda não saiu do papel. O local que será construído o aeroporto virou área de disputa entre a prefeitura e ambientalistas por ficar próxima a uma reserva estadual. 

A previsão é de um aeroporto com pista de 4 km e 60 m de largura. Em área contígua prevê-se a construção de um parque industrial.

Fonte: GTA


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