Os data centers são conhecidos como grandes consumidores de água e energia, aumentando os custos operacionais e que vão na contramão do esforço em reduzir as emissões de gás carbono na atmosfera.
Esta imagem negativa pode ter começado a mudar em agosto, quando a Telus deu início da construção de um novo data center, em Quebec,Canadá. Com as obras deste data center, a cargo da Skanska, a operadora de telecomunicações canadense quebrará um paradigma no segmento.
O ponto crucial do projeto é um inovador sistema de resfriamento, chamado eOPTI-TRAX, daInertech, uma empresa de infraestrutura de tecnologia.Usando o processo, a Telus estará reduzindo consumo de água e energia em 80%, comparado com outros sistemas.
“Isso é crítico porque 39% da água nos Estados Unidos são destinadas ao resfriamento de prédios e unidades de produção de energia”, diz EarlKeisling, presidente da Inertech. “A construção dodata center da Telus de US$ 65 milhões ainda teve seu custo reduzido de 30 a 40% em relação a um tradicional data center”.