Obra – Estação Brooklin – Lote 3 da Linha 5 da Companhia do Metropolitano de São Paulo

Compartilhe esse conteúdo

A Estação Brooklin faz parte dos oito lotes de prolongamento da Linha 5 – Lilás, entre o Largo Treze e Chácara Klabin, em São Paulo. É constituída por três poços de ventilação, um poço e dois túneis singelos.

Profissionais homenageados:

• Fernando Leyser Gonçalves – Engenheiro civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e mestre em engenharia de solos – área de túneis – título da dissertação: O concreto projetado reforçado com fibras de aço como revestimento de túneis – 2001. Concrete Field Testing Technician – Grade I – ACI (American Concrete Institute) – Guayaquil – 2004.

• Osvaldemar Marchetti – Engenheiro civil pela Escola Politécnica de Universidade de São Paulo, foi engenheiro chefe de Divisão na Nigéria, participando dos trabalhos de implantação de centrais telefônicas – Plano Nacional de Telecomunicações – pela Promint Nigéria Limited. Trabalhou na Líbia, de 1984 a 1986, como consultor de estruturas para o Great Man Made Riber Project, e em diversas empresas nacionais como engenheiro estrutural. Atualmente é sócio-diretor da Estra Engenharia e Participações.

• Piergiorgio Grasso – Engenheiro civil pela Universidade Politécnica de Torino (Itália). É fundador, engenheiro diretor e presidente da Geodata, fundada em 1984, da qual é responsável pela concepção e construção de mais de 3.500 km de túneis e instalações subterrâneas para uma ampla gama de utilizações na Itália e no exterior. É vice-presidente da Societá Italiana Gallerie e da ITA-CET (International Tunnelling Association). Publicou mais de 150 artigos sobre engenharia geotécnica e túneis e é coautor de dois livros.

Fonte: Revista O Empreiteiro


Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário