Investimento de R$ 692 milhões vai reduzir quase pela metade o tempo de viagem entre Santa Cruz e Barra da Tijuca, melhorando o tráfego da Zona Oeste, do Rio de Janeiro
O prefeito Eduardo Paes, do Rio de Janeiro, dá início, nesta quinta-feira, às obras da Transoeste – corredor expressoque vai ligar a Barra da Tijucaa Santa Cruz e inclui a abertura do túnel da Grota Funda. A prefeitura investirá R$ 692,1 milhões na construção, que vai reduzir em mais de40% o tempo de viagem entre os dois bairros. A obra foi dividida em três lotes que serão executados simultaneamente e a previsão é que seja concluída em dois anos.
A Transoeste é um dos três corredores expressosque compõem o projeto de preparação viária da cidade para a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, ao ladoda Transolímpica e Transcarioca.Com 32 km de extensão,a Transoeste terá pista segregada para o sistema BRT(Bus Rapid Transit): o corredor exclusivo de ônibus articulados, com linhas expressase paradoras, que terá30 estações ao longo do trajeto.Com a Transoeste,será possível ir da Barra a Santa Cruz emmenos de umahora. Hoje, o mesmo percurso é feito emquase o dobro do tempo: cerca de uma hora e 40 minutos.
Fonte: Estadão